Se você faz parte do grupo de brasileiros que esperava sacar o abono Pis ou Bolsa Família no Caixa Tem na data marcada no calendário a notícia não foi muito boa, não é?

Isso porque milhares de trabalhadores foram surpreendidos ao entrar no aplicativo para movimentar o dinheiro e ver que a Caixa estava exigindo a atualização cadastral no Caixa Tem.

Esse transtorno afetou milhares de pessoas que tiveram o abono salarial ou a nova parcela do Bolsa Família depositado na conta digital do Caixa, impedindo que parte dos clientes pudessem movimentar os valores que já estavam na conta.

Agora, com uma nova rodada de pagamentos do abono Pis/Pasep 2024, os trabalhadores devem ficar atentos para a atualização do Caixa Tem.

Nesta matéria você vai ver:

ÍNDICE
Atualização Caixa Tem para receber o abono salarial
Atualização cadastral Caixa Tem: quanto tempo leva?

Quanto tempo leva a atualização cadastral do Caixa Tem?

Vamos direto ao ponto. Se você já fez a atualização dos dados solicitada pelo Caixa Tem, deve estar na espera agora para que o acesso seja liberado logo. Segundo a Caixa, esse procedimento de análise dos documentos pode levar até 48 horas.

Contudo, em alguns casos a atualização cadastral do Caixa Tem é finalizada antes disso. Portanto, o usuário deve seguir acessando o aplicativo para conferir se o acesso a conta já foi normalizado.

Caso apareça a mensagem pedindo para que o cliente procure uma agência, a Caixa recomenda que tente fazer a atualização cadastral novamente em outro momento. Se o erro permanecer será necessário procurar uma agência da Caixa para finalizar a atualização.

Outra recomendação para evitar ou diminuir os erros no app é garantir que você possui instalado no celular a versão mais recente do Caixa Tem. A última versão foi lançada pela Caixa (v.1.87.1) em 19 de dezembro de 2023.

Como sacar o Pis com o Cartão Cidadão?

A Caixa libera o pagamento do abono salarial em conta corrente, conta poupança e poupança social digital (aberta automaticamente para quem ainda não possui).

O dinheiro pode ser movimentado tanto pelo aplicativo Caixa Tem quanto em lotéricas, caixas eletrônicos e correspondentes Caixa Aqui.

Nos casos em que não é possível fazer o depósito em conta existente da Caixa e nem pode ser feita a abertura da poupança no Caixa Tem, o trabalhador pode sacar o abono Pis com o Cartão Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, lotéricas, agências e correspondentes da Caixa.

Caso não possua ainda o Cartão Cidadão, é possível sacar o abono salarial em qualquer agência da Caixa apresentando um documento oficial de identificação.

Que horas o abono Pis cai no Caixa Tem?

Segundo a Caixa, os benefícios sociais começam a ser liberados nas primeiras horas do dia. Até as 9h da manhã o trabalhador terá o dinheiro depositado na conta.

Assim, o horário em que o dinheiro cai no Caixa Tem pode ser diferente para cada pessoa. Outro fator que influencia é a quantidade de pessoas acessando o aplicativo simultaneamente, o que pode gerar alguns erros como "conta não localizada".

Como desbloquear o Caixa Tem pelo WhatsApp?

Quem é usuário do aplicativo Caixa Tem pode fazer o desbloqueio e regularização do acesso seguindo alguns passos, que direcionam o indivíduo para o atendimento da Caixa.

Abaixo, veja como desbloquear e regularizar o Caixa Tem:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  2. Em seguida, realize o login da sua conta;
  3. Logo após, toque no Menu > Liberar Acesso;
  4. A partir disso, você será direcionado a um sistema de auxílio automático, que deve disponibilizar um link para o WhatsApp;
  5. Toque neste link, e acesse o atendimento da Caixa automaticamente;
  6. Por fim, siga as informações no chat, disponibilize os documentos necessários, e o seu aplicativo será desbloqueado.

Como recuperar a senha do Caixa Tem?

Caso o usuário esteja há algum tempo sem acessar o aplicativo e tenha esquecido a senha do Caixa Tem, é possível recuperar o acesso clicando na opção "Esqueci minha senha".

Depois, digite o seu CPF, selecione a opção "Não sou um robô" e clique em Continuar. Você receberá no seu e-mail cadastrado as instruções para criar uma nova senha de 6 números.

Caso não encontre o e-mail verifique a Caixa de spam antes de tentar novamente.