O Ministério da Cidadania e a Caixa Econômica Federal começam a pagar nesta segunda-feira, 14, a segunda parcela do Auxílio Brasil 2022. Agora, o novo benefício social que substitui o Bolsa Família vai chegar para 18,05 milhões de famílias, após o governo anunciar o ingresso de mais 556 mil pessoas em fevereiro.

O Ministério da Cidadania divulgou na semana passada a lista com o número de pessoas aprovadas no programa. A consulta individual pode ser feita por meio do aplicativo do Auxílio Brasil - veja abaixo como fazer a consulta.

O Auxílio Brasil terá valor agora de R$ 400 para os beneficiários que atendem aos requisitos para receber. O valor foi instituído ainda em dezembro, mas só chegou para os beneficiários em janeiro. Agora, o governo se compromete a pagar os 400 reais mensalmente até dezembro para 18 milhões de pessoas, conforme orçamento aprovado para o programa.

Como consultar o Auxílio Brasil

Desde a última semana o governo federal começou a enviar mensagens para as novas famílias aprovadas, informando que elas foram incluídas no Auxílio Brasil. No mês de janeiro foram 3 milhões a mais de participantes do programa que receberam, via Correios, duas cartas enviadas pela Caixa Econômica Federal, uma contendo orientações gerais sobre o benefício e a outra com o Cartão Auxílio Brasil.

Já para o pagamento de fevereiro o governo inseriu outras 556 mil novas famílias no programa. Para consultar se você foi aprovado, o governo criou o aplicativo do Auxílio Brasil, disponível para acesso nas duas plataformas:

Há ainda a forma de consulta por meio do app do Caixa Tem, onde são fornecidas informações como a data de pagamento e o valor das parcelas.

Datas do Auxílio Brasil em fevereiro

O calendário de pagamento do Auxílio Brasil em fevereiro inicia na segunda-feira, dia 14, com o depósito para os beneficiários com NIS final 1. O cronograma segue liberando os valores para um novo grupo a cada dia da semana, com exceção de sábados e domingos

A parcela do Auxílio Brasil será paga em conta poupança digital no Caixa Tem e o valor ficará disponível para saque no prazo de até 120 dias após a data de depósito. Após esse período os valores não movimentados na conta voltarão aos cofres da União. Veja neste post como fazer o saque do Auxílio Brasil no Caixa Tem.

Calendário do Auxílio Brasil em fevereiro
Número final do NIS Data de depósito
1 14 de fevereiro
2 15 de fevereiro
3 16 de fevereiro
4 17 de fevereiro
5 18 de fevereiro
6 21 de fevereiro
7 22 de fevereiro
8 23 de fevereiro
9 24 de fevereiro
0 25 de fevereiro

Junto ao Auxílio Brasil, o governo pagará agora em fevereiro o auxílio gás para os brasileiros. Cerca de 5,58 milhões de famílias vão receber o valor de R$ 50 para compra de gás de cozinha junto com o seu benefício do Auxílio Brasil no Caixa Tem.

O vale gás será pago de forma bimestral (a cada dois meses) no valor corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP). As datas de pagamento irão obedecer sempre o calendário do Auxílio Brasil, já que o benefício é destinado para as famílias inscritas no Cadastro Único.

Para saber quem vai receber o auxílio gás o governo disponibiliza o mesmo aplicativo do programa social Auxílio Brasil. A consulta do vale gás nacional também pode ser feita pelo número 111 e também pelo aplicativo Caixa Tem.

O app da Caixa é muito utilizado pelos brasileiros que recebem algum tipo de benefício social em conta poupança digital. O Caixa Tem pode ser baixado para celulares Android (baixe aqui) e para iPhone (download aqui).