O governo federal deve iniciar na primeira semana de julho a entrega dos novos cartões do Auxílio Brasil. Em vigor desde novembro do ano passado, o programa social ainda não possuía a sua marca própria - a maior parte dos beneficiáros saca o benefício de R$ 400 com o cartão do Bolsa Família.

Agora, o Ministério da Cidadania promete modernizar a forma das famílias utilizarem os valores recebidos em conta poupança digital. Os novos cartões do Auxílio Brasil serão confeccionados com chip e habilitados para uso em compras na função débito, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.

O plano inicial era que os cartões fossem distribuídos ainda em junho, conforme planejamento do coordenador de campanha do presidente Jair Bolsonaro, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

De acordo com a colunista Juliana Braga, da Folha, a Caixa Econômica Federal já possui inclusive as peças publicitárias finalizadas para divulgar a distribuição dos cartões.

A atualização dos cartões não servirá somente para estimular a bancarização dos beneficiários, como virá para reforçar o Auxílio Brasil como carro chefe da campanha à reeleição de Bolsonaro.

Auxílio Brasil com cartão do Bolsa Família

Oito meses já se passaram desde o início dos pagamentos do Auxílio Brasil e ainda a maior parte das famílias segue recebendo o benefício com o antigo cartão do Bolsa Família, programa extinto pelo governo de Jair Bolsonaro.

Já no grupo de novos beneficiários, que foram aprovados a partir deste ano, alguns receberam em casa o cartão do novo programa e outros seguiram movimentando o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem, que também oferece a opção de Saque sem cartão em lotéricas, agências e correspondentes da Caixa.

Para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a substituição do cartão utilizado pelas famílias para receber o benefício de R$ 400 funciona como estratégia para impulsionar a popularidade de Jair Bolsonaro, que está em busca da reeleição.

Segundo a última pesquisa eleitoral, divulgada pelo Datafolha em 23 de junho, a rejeição de Bolsonaro entre quem recebe o Auxílio Brasil permanece alta: 47% dos beneficiados pelo programa reprovam o governo; 30% consideram a atual gestão regular; e 22% aprovam o mandato de Bolsonaro.

O Auxílio Brasil é considerado um dos carros-chefes na campanha do atual presidente e, por isso, o governo busca dissociar o programa do antigo Bolsa Família, marca forte do período em que o país foi governado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Como a maioria das famílias ainda utilizam o cartão antigo para receber os valores, dificultando a distinção entre os dois programas.

A substituição dos cartões por modelos mais modernos já tem sido divulgada pela equipe técnica do Ministério da Cidadania durante a Jornada Auxílio Brasil, evento que destaca as ações de assistência social do governo em diversas cidades do país.

Na edição realizada em Montes Claros (MG), em 14 de junho, o secretário executivo da pasta, Luiz Galvão, reforçou que as famílias atentidas pelo programa estão sendo bancarizadas por meio da substituição dos cartões sociais.

"A gente substitui os cartões sociais, que eram aqueles cartões apenas de tarja magnética, que ele só podia fazer um saque único nas agências da Caixa Econômica Federal, por um cartão de débito, um cartão bancário. A partir de agora, quem recebe um cartão do Auxílio Brasil não precisa mais se deslocar às agências bancárias ou lotéricas para fazer uso do benefício. Ele pode ser usado diretamente na padaria, no mercadinho e no comércio local", esclareceu Galvão.