A sétima parcela do Auxílio Emergencial acaba nesta sexta-feira de 19 de novembro com a liberação dos saques e transferências para os nascidos em dezembro. Agora, beneficiários que não estão no Auxílio Brasil, querem saber se haverá uma nova prorrogação do benefício neste final de ano, uma 8ª parcela.

Com as incertezas que cercam o novo programa que vai substituir o Bolsa Família, chamado de Auxílio Brasil, 20 milhões de brasileiros temem ficar sem uma ajuda financeira neste final de ano.

Por enquanto, ao que tudo indica, o governo não deve ceder e não pagará uma 8ª parcela do Auxílio Emergencial. O fim do auxílio emergencial foi confirmado pelo ministro da Cidadania, João Roma, há alguns dias. Assim, os beneficiários do Auxílio Emergencial não estão no grupo que receberá o Auxílio Brasil em novembro.

Auxílio Brasil terá ingresso de pessoas do Auxílio Emergencial

Já a partir de dezembro, com a aprovação da PEC dos precatórios, o governo pretende incluir algumas pessoas no Auxílio Brasil. Ainda não se sabe quantos brasileiros entrarão no novo programa, mas para ter direito estes precisarão obrigatoriamente estar inscritos no Cadastro Único - CadÚnico do governo federal, que faz análise da renda e necessidade do beneficiário.

Nos bastidores, chegou-se a comentar ainda que o governo poderia pagar um auxílio emergencial transitório para alguns milhões de brasileiros neste final de 2021, que não serão contemplados pelo novo programa social. Contudo, a informação não foi confirmada pela equipe econômica e pelo Ministério da Cidadania.

Para financiar novas parcelas do auxílio emergencial, que seriam pagas nos meses de novembro e dezembro com valores entre R$ 150 e R$ 250, o Ministério da Economia teria que abrir novo crédito extraordinário. Contudo, para o chefe da pasta, Paulo Guedes, o melhor caminho é apostar na viabilização do Auxílio Brasil.

Com a proximidade de 2022, ano de eleições presidenciais, o governo tem dado mais atenção aos programas sociais. A principal aposta do Ministério da Economia para melhorar a popularidade do presidente Jair Bolsonaro segue sendo o Auxílio Brasil, que será uma reformulação do Bolsa Família com valor maior e inclusão de mais beneficiários.

Por esse motivo, o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, declarou que não há motivos que justifiquem uma nova prorrogação do Auxílio Emergencial. "Auxílio emergencial não é escolha política, é necessidade que surge da imprevisibilidade. Com o recrudescimento e a queda da curva de contágio, e com a economia voltando, não faz sentido falar em Auxílio Emergencial nesse momento, nem em crédito extraordinário. Estamos discutindo [uma proposta] dentro do Orçamento", afirmou o secretário.

O novo Auxílio Brasil vai englobar as 14,6 milhões de pessoas que recebem o Bolsa Família atualmente, além de incluir a partir de dezembro outros 2,4 milhões de brasileiros que hoje estão na fila de espera do programa ou os mais necessitados que vão ficar desamparados financeiramente após o fim do Auxílio Emergencial.

A 7ª parcela do auxílio emergencial foi creditada entre os dias 18 e 29 de outubro. Nesta sexta de 19 de novembro, foi liberada, portanto, o saque para o último grupo, os nascidos em dezembro. Veja o calendário abaixo:

Calendário 7ª parcela - Auxílio Emergencial 2021 (público geral)
Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
Janeiro 20 de outubro 01 de novembro
Fevereiro 21 de outubro 03 de novembro
Março 22 de outubro 04 de novembro
Abril 23 de outubro 05 de novembro
Maio 23 de outubro 09 de novembro
Junho 26 de outubro 10 de novembro
Julho 27 de outubro 11 de novembro
Agosto 28 de outubro 12 de novembro
Setembro 29 de outubro 16 de novembro
Outubro 30 de outubro 17 de novembro
Novembro 30 de outubro 18 de novembro
Dezembro 31 de outubro 19 de novembro