O Ministério da Cidadania divulgou um novo lote de aprovados que irá receber o Auxílio Emergencial em outubro. Segundo o governo, após nova análise de dados, a última parcela do benefício será paga para mais 832 pessoas.

A Dataprev analisou 1.795 cadastros de trabalhadores informais e inscritos no CadÚnico que contestaram a negativa e pouco mais de 800 foram considerados elegíveis e terão direito agora a novas parcelas. O valor a ser pago será de R$ 146.300,00.

Como consultar o Auxílio Emergencial

A consulta para saber se você foi aprovado para receber o benefício neste mês pode ser verificada no site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/.

Os cidadãos que na última revisão mensal foram considerados inelegíveis ou tiveram o auxílio emergencial cancelado poderão ainda entrar com pedido de contestação até as 23h59min do dia 28 de outubro, quinta-feira. O prazo de 10 dias corridos é válido para os casos em que o motivo da não aprovação permite a contestação.

Após fazer a consulta para saber se está apto a receber a 7ª parcela do Auxílio Emergencial o beneficiário poderá realizar a contestação do resultado, caso esse tenha sido negativo.

A contestação do Auxílio Emergencial está disponível no site do Ministério da Cidadania e para fazer a solicitação o beneficiário deve informar os dados de identificação e clicar na aba correspondente ao Auxílio Emergencial 2021 e depois em "Solicitar contestação".

Já nos casos em que o beneficiário teve o auxílio emergencial cancelado o procedimento é um pouco diferente. O cidadão deve acessar o mesmo endereço eletrônico - consultaauxilio.cidadania.gov.br - e preencher os dados de identificação.

Após isso, o cidadão deve verificar a situação das parcelas e clicar no ícone "Informação" para exibir o detalhamento do motivo do cancelamento. Depois, basta clicar no botão "Contestar" e aguardar até que a Dataprev realize uma nova análise da situação do benefício.

Caso o botão de contestação não esteja disponível na consulta é porque não será possível contestar e o resultado negativo é definitivo pois o cidadão não preenche os requisitos para receber.

7ª parcela do Auxílio Emergencial será a última

O Auxílio Emergencial irá mesmo acabar em outubro. O fim do benefício após o pagamento da sétima parcela foi confirmado pelo ministro da Cidadania, João Roma, e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, na semana passada.

Os membros do governo federal informaram que a partir de novembro será implementado o Auxílio Brasil, que deve contemplar cerca de 17 milhões de brasileiros com valor mensal de R$ 400 até dezembro de 2022.

Veja as últimas datas de pagamento da 7ª parcela do Auxílio Emergencial para o Bolsa Família em outubro:

  • 25 de outubro (segunda-feira) - depósito da 7ª parcela para inscritos com NIS final 6;
  • 26 de outubro (terça-feira) - depósito da 7ª parcela para inscritos com NIS final 7;
  • 27 de outubro (quarta-feira) - depósito da 7ª parcela para inscritos com NIS final 8;
  • 28 de outubro (quinta-feira) - depósito da 7ª parcela para inscritos com NIS final 9;
  • 29 de outubro (sexta-feira) - depósito da 7ª parcela para inscritos com NIS final 0;

Já para trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único os pagamentos vão de 20 a 31 de outubro e terá o saque em espécie liberado a partir de novembro. Confira a tabela completa do Auxílio emergencial para esse grupo:

Calendário 7ª parcela - Auxílio Emergencial 2021 (público geral)
Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
Janeiro 20 de outubro 01 de novembro
Fevereiro 21 de outubro 03 de novembro
Março 22 de outubro 04 de novembro
Abril 23 de outubro 05 de novembro
Maio 23 de outubro 09 de novembro
Junho 26 de outubro 10 de novembro
Julho 27 de outubro 11 de novembro
Agosto 28 de outubro 12 de novembro
Setembro 29 de outubro 16 de novembro
Outubro 30 de outubro 17 de novembro
Novembro 30 de outubro 18 de novembro
Dezembro 31 de outubro 19 de novembro