Uma nova parcela do Vale-Gás 2023 cai na conta hoje, dia 27 de fevereiro. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome vai liberar a partir desta segunda, 13 de fevereiro, o pagamento do Auxílio Gás para mais de 5,95 milhões de famílias. A primeira parcela do vale-gás em 2023 seguirá com valor integral do botijão GLP 13kg e vai até dia 28 de fevereiro.

O Auxílio Gás dos Brasileiros foi criado para minimizar os impactos decorrentes da alta inflação do gás de cozinha para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Assim, a cada dois meses é liberado um pagamento de R$ 110 para as famílias do Auxílio Brasil e do BPC.

O vale gás é pago sempre de forma bimestral, sempre a cada dois meses, no valor correspondente a média do preço de um botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP). O reajuste do valor é feito antes de cada pagamento por meio de levantamento realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Quem tem direito ao vale gás em 2023?

As famílias que desejam receber o auxílio gás do governo federal não precisam fazer nenhum tipo de inscrição no programa, mas devem estar com o cadastro no Cadúnico atualizado. O benefício será pago para os seguintes grupos:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo (R$ 651), inclusive famílias beneficiárias de programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo; e
  • Famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no Cadastro Único.

Para selecionar as famílias que participarão do Programa Auxílio Gás o governo vai ordenar, de acordo com os seguintes critérios, sucessivamente os beneficiários:

  • com dados do Cadastro Único atualizado nos 24 meses anteriores;
  • com menor renda per capita;
  • com maior quantidade de membros na família;
  • beneficiárias do Programa Auxílio Brasil; e
  • com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.

O Ministério da Cidadania ressaltou que haverá revisão cadastral e de elegibilidade que deverá ser feita bimestralmente. Assim, mesmo que a família tenha sido aprovada para um pagamento o benefício ainda pode ser bloqueado, suspenso ou cancelado caso haja inconsistência nos dados ou a família deixe de se enquadrar nas regras do programa.

Como receber o auxílio gás do governo federal?

O valor do benefício do Auxílio Gás será liberado em conta digital ou bancária. Caso a família não tenha acesso a uma dessas opções de conta será aberta, automaticamente, uma poupança social digital da Caixa, quando possível. O beneficiário terá 120 dias para fazer o saque do benefício, a partir da data em que o valor foi disponibilizado.

Para as famílias inscritas no Cadastro Único, o pagamento do benefício do Auxílio Gás será feito ao Responsável Familiar, preferencialmente à mulher, devendo ser ela indicada no cadastro.

Para famílias não inscritas no Cadastro Único com beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o pagamento será feito ao titular do benefício assistencial ou seu Responsável Legal.

Datas do Vale Gás em 2023

As datas de pagamento do vale gás nacional em 2023 já foram divulgadas. O depósito do benefício vai ocorrer juntamente com o pagamento do Bolsa Família, obedecendo portanto ao mesmo calendário.

Para saber se foram considerados elegíveis ao auxílio gás os beneficiários do Auxílio Brasil podem fazer a consulta do vale gás pelo CPF via aplicativo do programa social lançado pela Caixa. O aplicativo do Auxílio Brasil está disponível para celulares Android [veja aqui] e para smartphones com sistema iOS [veja aqui].

A liberação dos valores vai seguir a ordem do dígito final do NIS, assim como no pagamento do benefício social. Confira todas as datas de depósito em 2023:

Calendário do Vale-Gás

Calendário do Vale-Gás
Calendário do Vale-Gás

Já saíram as datas de pagamento do Vale-Gás 2024. O governo federal anunciou o cronograma dos depósitos para este ano que segue as datas do Bolsa Família. No entanto, o Auxílio Gás é pago bimestralmente, ou seja, serão 6 parcelas no decorrer de 2024. Para saber o dia em que o benefício cai na conta, a família deve verificar o último dígito do seu Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão. O valor do vale-gás varia a cada parcela, pois leva em conta o valor médio do preço do GLP de 13Kg medido pela ANP nos 6 meses que antecedem os pagamentos.

O saque do auxílio gás pode ser feito nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento, com o mesmo cartão e senha atuais. O benefício é pago no mesmo dia do Auxílio Brasil.