Vem aí o Auxílio-Taxista. A última contagem feita pelo governo federal na terça-feira (2), após envio de dados das prefeituras, dava conta de 301.505 motoristas de táxi já cadastrados na base do sistema da Dataprev aguardando análise. O pagamento do novo auxílio-taxista terá início no dia 16 de agosto, quando serão pagas duas parcelas referentes aos meses de julho e agosto, no valor de R$ 1 mil cada, totalizando R$ 2 mil.

Os pagamentos serão feitos até dezembro e as demais datas ainda não foram definidas. Segundo o MTP (Ministério do Trabalho e Previdência), são 3.119 o número de municípios que já passaram as informações sobre os motoristas que se encontram em situação regular para receberem os repasses do governo.

Cruzamento de dados Dataprev

O sistema Dataprev ficou fechado entre os dias 03 e 04 de agosto para a checagem e o cruzamento de dados dos motoristas. Com isso, o sistema do governo terá as informações daqueles profissionais que estarão aptos a aderirem aos valores do Auxílio Taxista.

Neste link é possível consultar quais prefeituras já enviaram os dados. A partir desta sexta-feira (5), os municípios poderão voltar a enviar os cadastros dos motoristas.

Os taxistas que forem cadastrados na segunda fase e estiverem elegíveis, recebem as duas primeiras parcelas do benefício só no dia 30 de agosto.

Quem tem direito ao Auxílio Taxista?

Segundo o MTP, poderão receber os benefícios aqueles profissionais que estiverem com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CPF válidos, e alvará para prestação de serviço cadastrado na prefeitura em vigor a partir do dia 31 de maio de 2022.

Para participar do programa, em primeiro momento o profissional não precisa realizar nenhum procedimento. Agora, são as prefeituras responsáveis por enviarem o cadastro de cada taxista apto para o sistema do governo.

Confira abaixo o calendário para o cadastramento dos beneficiários do BEm Taxista:

Créditos: Divulgação/MTP.
Créditos: Divulgação/MTP.

Pagamento Auxílio Taxista

Os pagamentos para os profissionais de táxi serão feitos por meio da Poupança Social Digital, operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, através do aplicativo Caixa Tem.

Os valores serão depositados de forma automática pela Caixa, em conta digital por CPF. Caso os recursos não sejam movimentados em um prazo de 90 dias a partir da data de depósito, retornarão para a União.