Os mais de 18 milhões de beneficiários brasileiros já aguardam com grande expectativa as informações sobre o próximo ciclo de pagamentos do Bolsa Família. E o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) já confirmou as datas do calendário operacional de Novembro do programa.

Com a estratégia de redução de gastos definida, o MDS trabalhou, nos últimos meses, para diminuir o número de pessoas recebedoras dos valores do Bolsa Família. Por isso, mudanças no regulamento foram feitas e o rigor nas verificações passou a ser maior.

Bolsa Família: Quando abre a consulta em novembro?

Primeiramente, é importante destacar que existe a etapa de verificação dos cadastros. A previsão é de que isto aconteça entre os dias 1º e 3 de novembro. Somente a partir disso, será feita a atualização da folha de pagamentos para os beneficiários através dos canais de comunicação.

A estimativa inicial é de que as novas informações já estejam disponíveis para consulta no dia 4 de novembro (terça-feira). O aplicativo oficial do Bolsa Família e o CAIXA Tem são as principais fontes de consulta destes dados, mas o beneficiário pode ir também até o CRAS da cidade para saber sobre o próximo ciclo do programa e atualizar os dados.

Por fim, acontecerão os repasses da parcela mensal do Bolsa Família. No próximo ciclo, a previsão é de que os pagamentos sejam feitos entre os dias 14 e 28 de novembro. Confira o ciclo completo abaixo:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 14 de novembro Sexta-feira
2 17 de novembro Segunda-feira
3 18 de novembro Terça-feira
4 19 de novembro Quarta-feira
5 21 de novembro Sexta-feira
6 24 de novembro Segunda-feira
7 25 de novembro Terça-feira
8 26 de novembro Quarta-feira
9 27 de novembro Quinta-feira
0 28 de novembro Sexta-feira

Vale lembrar que por conta do feriado do dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), o calendário de pagamentos do Bolsa Família será interrompido. Com isso, o cronograma voltará a distribuir os repasses de forma escalonada no dia 21.

Por fim, outra mudança importante que pode acontecer ao longo do ciclo de novembro é a antecipação para os sábados. Nesta situação, quando o beneficiário tem a previsão de receber em uma segunda-feira, o recebimento da parcela é disponibilizado ao sábado anterior para evitar filas nas agências bancárias ou sobrecarga nos aplicativos.

Confira as possibilidades neste mês:

  • NIS Final 2: 17 de novembro (Pagamento possível no dia 15)
  • NIS Final 6: 24 de novembro (Pagamento possível no dia 22)

O investimento aproximado neste mês através dos pagamentos do Bolsa Família é de R$ 13 bilhões. O orçamento reservado pelo MDS para o programa neste ano é de R$ 160 bilhões.

Ministro do MDS comete gafe sobre Bolsa Família

Nos últimos dias, um acontecimento envolvendo o ministro do MDS, Wellington Dias, gerou grande repercussão nas redes sociais. Durante um encontro com autoridades políticas, o ministro declarou que defendia que os brasileiros troquem a carteira de trabalho pelo cartão do Bolsa Família. Confira o vídeo completo aqui.

Após o ocorrido, a assessoria de imprensa do MDS declarou que "foi apenas um lapso, compreensível em um ambiente de muitas informações sendo trocadas".

Também envolvido no vídeo, o prefeito de Salinas, Kinca Dias (PDT), declarou através de sua assessoria de imprensa que a frase dita gerou uma "dupla interpretação", por "maldade" ou "má compreensão".