O Bolsa Família inicia mais um ciclo nos próximos dias. A partir do dia 18, as mais de 20 milhões de famílias beneficiárias do programa começarão a receber o valor da parcela e os adicionais que são concedidos somente para quem possui filhos de até 18 anos de idade.

Entretanto, antes do início dos repasses, o Governo Federal, através do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social), realiza a verificação dos cadastros e também atualiza a folha de pagamentos, divulgando também aos inscritos quem poderá receber a próxima parcela de acordo com o atual regulamento.

Bolsa Família: Consulta de julho tem data confirmada

Conforme a previsão estabelecida no calendário operacional do Bolsa Família, a atualização do aplicativo e a divulgação das informações atualizadas sobre a folha de pagamento acontecerá no dia 8 (terça-feira).

A partir desta data, todos os beneficiários saberão se o pagamento da próxima parcela está autorizado ou se foi constatada alguma pendência que necessite de regularização. Clique aqui para saber como atualizar o cadastro caso você seja notificado.

Já os pagamentos, como revelado acima, iniciam somente no dia 18 e se estendem até o dia 31. A divisão das datas segue sendo de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social).

Confira o calendário completo abaixo:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 18 de julho Sexta-feira
2 21 de julho Segunda-feira
3 22 de julho Terça-feira
4 23 de julho Quarta-feira
5 24 de julho Quinta-feira
6 25 de julho Sexta-feira
7 28 de julho Segunda-feira
8 29 de julho Terça-feira
9 30 de julho Quarta-feira
0 31 de julho Quinta-feira

Aos beneficiários que tenham alguma pendência ou irregularidade no cadastro, será enviada uma notificação para destacar a situação. Entretanto, é importante ficar atento para que seu pagamento não seja bloqueado, já que existem 4 tipos diferentes de processos quando o Governo identifica informações irregulares no cadastro:

STATUS DETALHES
Alerta O pagamento é realizado normalmente, mas há um aviso sobre o descumprimento de regras
Bloqueio O pagamento é bloqueado no mês da irregularidade. Após a regularização, o valor pode ser pago retroativamente
Suspensão O benefício é suspenso por até dois meses. O pagamento só é retomado após a regularização, mas sem valores retroativos
Cancelamento O benefício é cancelado, e a família deve realizar um novo cadastro para tentar voltar ao programa

Após ser realizada a regularização do cadastro, o prazo aproximado para voltar a receber o benefício é de 30 dias, se tudo voltar a estar dentro das regras.

Antecipação do pagamento para o Rio Grande do Sul

Neste mês, o Governo Federal já confirmou que a parcela de julho será antecipada para todos os beneficiários residentes no Rio Grande do Sul. Por conta das fortes chuvas ocorridas no estado, o MDS confirmou que a antecipação, já concedida no mês passado, será prolongada para julho.

A expectativa é de que, dias antes da abertura do calendário, o MDS também divulgue, em seu canal oficial, a lista completa de estados e cidades com a antecipação garantida por eventos climáticos. Em junho, foram 30 municípios beneficiados por esta medida.

Clique aqui para acessar a página oficial.