A Caixa Econômica Federal inicia na próxima sexta-feira, 17, o pagamento de mais uma parcela do Bolsa Família para 21,45 milhões. Com o fim do ano se aproximando, e somente mais duas parcelas a serem liberadas, os beneficiários já estão querendo saber se existe chance de sair o 13º do Bolsa Família em 2023.

O pagamento de um abono para as famílias do programa é uma dúvida recorrente em todo final de ano. O décimo terceiro foi pago apenas uma vez, no ano de 2019, e desde então as famílias não receberam mais o dinheiro extra.

Em 2023, com a reformulação do Bolsa Família, que trouxe novos valores, benefícios adicionais e regras para o programa, a dúvida sobre o 13º para esse grupo voltou a surgir. Neste post vamos explicar o que pensa o governo sobre o pagamento adicional e quais as chances dele sair neste ano.

13º do Bolsa Família: Governo diz que "não há previsão"

Desde que assumiu a Presidência em janeiro deste ano, a equipe de Lula recebeu diversos questionamentos sobre o possível pagamento do 13º do Bolsa Família. Ainda em março, durante as coletivas realizadas para explicar o novo formato do programa, a equipe do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) já deu sinais de que descartava o pagamento.

Durante entrevista, a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e do Cadastro Único, Letícia Bartholo, informou que não cabe pagamento de um décimo terceiro aos beneficiários uma vez que se trata de um programa assistencial.

"O programa, agora, tem um pagamento per capita muito superior ao que antes existia, ao Bolsa Família original e muito mais adequado e justo do que o que existia no Auxílio Brasil. Então, obviamente, não há previsão de pagamento de 13º porque o desenho proposto se adequa melhor às necessidades da população e ao desenho da proteção social não contributiva como complemento à renda do trabalho", completou Bartholo.

Na ocasião, a secretária reforçou a ideia de que o 13º do Bolsa Família foi pago uma única vez "muito mais como uma promessa de campanha". O benefício foi liberado apenas no final de 2019, no primeiro ano de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, como prometido durante a sua campanha eleitoral de 2018.

Portanto, após o pronunciamento oficial de um membro da equipe do MDS, é pouco provável que o governo federal libere o 13º do Bolsa Família neste ano.

Bolsa Família teve décimo terceiro em 2023

Apesar da notícia desanimadora em âmbito nacional, uma parte dos inscritos do programa recebeu o décimo terceiro em 2023. O Governo de Pernambuco pagou no calendário de Junho o 13º do Bolsa Família para 1,077 milhão de beneficiários.

O benefício estadual é concedido em parcela única de R$ 150 para quem recebeu o Bolsa Família por pelo menos seis meses durante o ano de 2022, intercalados ou consecutivos. O pagamento obedeceu as datas do calendário de junho do programa social.

Calendário do Bolsa Família em novembro

O calendário do Bolsa Família em novembro está previsto para iniciar no dia 17 para NIS 1 e segue até o dia 30/11 quando recebem os inscritos com NIS 0. Veja as datas completas do Bolsa Família em novembro/2023:

  • 17 de novembro - depósito para NIS 1;
  • 20 de novembro - depósito para NIS 2;
  • 21 de novembro - depósito para NIS 3;
  • 22 de novembro - depósito para NIS 4;
  • 23 de novembro - depósito para NIS 5;
  • 24 de novembro - depósito para NIS 6;
  • 27 de novembro - depósito para NIS 7;
  • 28 de novembro - depósito para NIS 8;
  • 29 de novembro - depósito para NIS 9;
  • 30 de novembro - depósito para NIS 0.