O Ministério da Cidadania prorrogou nesta quinta-feira (13) o prazo para que as famílias inscritas no Cadastro Único possam revisar seus dados. Agora, os beneficiários do Auxílio Brasil, BPC (Benefício de Prestação Continuada e TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica), entre outros terão mais 30 dias para atualizar seus dados no CadÚnico.

Dessa forma, o prazo se encerra no dia 14 de novembro. Neste ano, foram convocados aqueles que tiveram cadastros revisados pela última vez entre os anos de 2016 e 2017.

Os processos estão em andamento desde fevereiro para 8 milhões de famílias. A proximidade da data limite que se encerrava ontem, dia 14 de outubro, fez com que muitas filas se formassem país afora, causando confusões.

Os beneficiários são convocados a comparecer a um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para averiguação e revisão dos dados. De acordo com o Ministério da Cidadania, os atendimentos são feitos exclusivamente por agendamento.

O que é a Revisão Cadastral do CadÚnico

A Revisão Cadastral é a forma que o Governo Federal solicita às famílias registradas no CadÚnico para atualizarem seus dados, caso esteja há mais de dois anos sem alteração.

Em 2022, estão sendo convocadas as famílias que não tiveram revisão desde 2016 e 2017, ou seja, há mais de 5 anos.

Para quem está inscrito no Cadastro Único, é necessário atualizar os dados dos integrantes das famílias a cada dois anos, ou sempre que houver alguma alteração na base familiar, como inclusão ou exclusão de pessoas, renda, endereço, número de telefone, entre outros. O processo pode ser feito através do aplicativo do Cadastro Único, disponível para Android e iOS.

Onde devo ir para a revisão cadastral do CadÚnico

Caso você tenha sido convocado pelo Ministério da Cidadania para averiguação e revisão dos dados cadastrais, é necessário comparecer em um CRAS ou posto de atendimento do CadÚnico de seu município.

É através da atualização cadastral que o Governo fica sabendo a realidade de cada família, e que possa garantir o pagamento mensal do benefício social.

As famílias que atualizaram seus dados pela última vez em 2018 ou 2019, deverão ser convocados nos próximos anos.

O que acontece se não atualizar os dados do CadÚnico

Se o beneficiário não realizar a revisão e atualização cadastral solicitada pelo Governo, o benefício poderá ser suspenso e, posteriormente, cancelado. Assim, as famílias podem ser excluídas do CadÚnico a partir de julho de 2023.

Os estados e municípios também utilizam os dados para implementarem políticas públicas nas regiões.

Vale lembrar que apenas estar registrado no Cadastro Único não garante a entrada automática nos programas sociais. Cada um deles tem suas regras específicas para que as famílias ingressem nos programas de transferência de renda. A inscrição no CadÚnico é um pré-requisito para a avaliação da inscrição.

Como ficam os prazos para as atualizações

Para as famílias do Auxílio Brasil com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017 evitarem o bloqueio do benefício, o prazo foi prorrogado até por mais 30 dias, a contar de 14 de outubro de 2022.

No caso de cancelamento da Tarifa Social de Energia Elétrica, o prazo é até dezembro de 2022 para atualizar os dados.