Por meio do Cadastro Único, o Governo Federal consegue manter uma base de dados que identifica e reconhece quais são as famílias mais vulneráveis do Brasil e também ajuda a desenvolver políticas públicas voltadas para essa população.

Atualmente, são 28 programas federais que utilizam os dados do CadÚnico para gestar suas ações. Dentre eles está o programa Auxílio Brasil, Auxílio-Gás, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Para acessar o aplicativo do Cadastro Único, é preciso baixar na loja de aplicativos, disponível para iOS e Android, ou através da versão web pelo endereço cadunico.cidadania.gov.br.

Revisão cadastral e averiguação cadastral no CadÚnico: qual a diferença?

No Cadastro Único, a revisão cadastral tem como objetivo garantir a atualização dos dados pelas famílias que estão com os cadastros desatualizados, ou seja, aquelas que estão a mais de dois anos com os dados desatualizados.

Já a averiguação cadastral é o processo responsável pela verificação das informações que estão registradas no Cadastro Único, através da comparação dos dados declarados pelas famílias com outros registros administrativos do governo federal. O objetivo dessa função é identificar possíveis inconsistências, principalmente a renda dos integrantes da família.

É possível uma família estar nos dois processos ao mesmo tempo?

A resposta é sim. Pode acontecer de uma mesma família estar tanto na revisão cadastral quanto na averiguação cadastral. Isso pode ocorrer se a família estiver com o cadastro desatualizado e possuir dados inconsistentes, por exemplo.

No caso da família estar com seu cadastro regularizado no processo de revisão cadastral mas estar pendente na averiguação cadastral, ela terá que atualizar novamente seus dados (ou vice-versa). Para regularizar essa inconsistência, a família deve atualizar seus dados após a data de referência do grupo em que ela foi incluída (as datas podem ser consultadas na lista do As datas de referência de cada família podem ser consultadas na lista do SigPBF.

Aplicativo CadÚnico

O governo federal criou o aplicativo do Cadastro Único para facilitar a entrada de novas pessoas no banco de políticas sociais para ajuda aos mais necessitados. Por meio dos dados inseridos, o Ministério da Cidadania faz a análise e a aprovação de novas pessoas em benefícios sociais pagos mensalmente aos vulneráveis.

Mesmo com o uso do aplicativo, as famílias precisam comparecer na Secretaria de Assistência Social de sua cidade ou no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Prefeitura para comprovar os dados enviados por meio do aplicativo do CadÚnico.

O município é que faz a atualização de dados das famílias no sistema (SigPBF), verificando se há famílias que aparecem mais de uma vez na lista. O Ministério da Cidadania disponibiliza mensalmente no SigPBF a listagem de famílias da Averiguação Cadastral de cada município, com a identificação dos cadastros já regularizados e aqueles ainda pendentes de regularização.