Para quem mora em áreas afetadas pelas fortes chuvas recentemente, a Caixa está liberando novos saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) após decreto de calamidade instaurado nestas cidades.

Para conseguir sacar, é preciso ter saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O valor máximo para o saque do FGTS por calamidade é de R$ 6.220,00, segundo a Caixa.

Até o momento, municípios dos estados do Amapá, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo estão habilitados com o Saque FGTS por calamidade. No entanto, o prazo para pagamentos de alguns deles já expirou.

Veja a lista das cidades que ainda estão no prazo para realização do saque:

  • Amapá: Vitória do Jari;
  • Espírito Santo: Bom Jesus do Norte e São Miguel da Palha.
  • Minas Gerais: Aimorés, Cataguases, Mateus Leme (Portaria 993), Muriaé e Santo Antônio do Amparo.
  • Pernambuco: Jaboatão dos Guararapes e Recife.
  • Paraná: Maripá.
  • Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Aperibé (Portaria 1024), Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana (Portaria 894), Cambuci (Portaria 838), Itaocara (Portaria 838), Mesquita, Miracema, Nova Iguaçu, Paraty e Queimados.
  • Santa Catarina: Içara e Tubarão.
  • São Paulo: Avaré, Campo Limpo Paulista, Capivari, Embu das Artes, Franco da Rocha, Jaú e Monte Mor.

A lista completa de municípios e os prazos estão disponíveis no site da Caixa.

Como fazer a solicitação

Não há necessidade de comparecer em uma agência da Caixa para dar entrada na solicitação. O morador destas cidades pode fazer o pedido todo pelo aplicativo FGTS, disponível para Android e IOS.

  • Após o download do aplicativo, insira suas informações cadastrais, clique na opção "Meus saques" e selecione "Outras situações de saque". Após, vá em "Calamidade Pública" e informe o município.
  • Nesse momento, é necessário encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade (também é aceito carteira de habilitação ou passaporte) e comprovante de residência (podendo ser conta de luz, água ou outro documento recebido via correio) que esteja em nome do trabalhador e emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Se o comprovante de residência estiver em nome de cônjuge ou companheiro (a), é necessário ainda enviar Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.
  • Por fim, selecione no aplicativo a opção para que o valor seja creditado em uma conta da Caixa ou de qualquer outro banco e envie a solicitação. O prazo para a resposta da análise e crédito em conta (em caso de aprovação), é de cinco dias úteis.

Para mais informações sobre o saque calamidade, é possível acessar o site da Caixa ou entrar em contato pelo Fale Conosco da Caixa. O número é 0800 726 0207.