O Governo do Distrito Federal iniciou na última quarta-feira (29) a distribuição do Cartão Gás de R$ 100 para famílias em situação de vulnerabilidade. Os cartões do vale gás do DF serão entregues nas agências bancárias do Banco de Brasília (BRB) para 70 mil famílias aprovadas.
Com o intuito de evitar aglomerações, a entrega será gradativa entre 29 de setembro e 15 de setembro e obedece a ordem alfabética dos beneficiários.
A entrega do Cartão Gás no será realizada na agência mais próxima do endereço informado no cadastro do beneficiário. A lista de aprovados para receber o auxílio vale gás DF foi divulgada no dia 3 de setembro. A consulta pode ser feita do site do GDF Social - https://gdfsocial.brb.com.br/ - ao preencher CPF e data de nascimento.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) informou que antes de procurar o banco, o beneficiário acesse o portal do BRB - https://gdfsocial.brb.com.br - e consulte a data e o local de retirada do Cartão Gás.
Para retirar o benefício na agência bancária o cidadão deve comparecer portando documento de identificação oficial com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho).
Ao receber o cartão do vale gás DF o beneficiário deverá fazer o desbloqueio diretamente no banco ou por meio da central de atendimento pelo telefone 3029-8440. Outra maneira de desbloquear o Cartão Gás é via aplicativo BRB Social que pode ser baixado na Google Play [faça download aqui] ou App Store [baixe o app aqui].
"É importante que o beneficiário fique atento à data para retirada do Cartão Gás nas agências do BRB. Se em quatro meses ele não pegar o cartão e não utilizar o crédito, perde o benefício, conforme regulamento do programa", reforça o coordenador de Gestão de Transferência de Renda e Cadastro Único da Sedes, Guilherme Aleixo.
Para utilizar o saldo o beneficiário deverá usar o cartão na função débito nos estabelecimentos cadastrados no programa (consulte a lista de empresas aqui), para compra exclusiva do botijão de gás. Segundo a Sedes-DF, até o momento 79 empresas formalizaram o termo de adesão para participar do programa. Outras 34 empresas já demonstraram interesse em fazer parte como estabelecimento credenciado.
Quem pode receber o Cartão Gás?
O vale gás no Distrito Federal será pago para as pessoas inscritas no Cadastro Único até o dia 17 de julho de 2021, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, que tenha declarado comprometimento de renda com a aquisição do GLP 13kg, morador do DF e que tenha idade igual ou superior a 16 anos.
Além dos requisitos citados, a Secretaria de Desenvolvimento Social estabeleceu outros critérios para selecionar quem vai receber o benefício. Atualmente, mais de 450 mil pessoas fazem parte do CadÚnico no Distrito Federal.
"Tivemos 81.740 cadastros realizados. Por isso foi preciso seguir rigorosamente esses critérios. Foram priorizadas as famílias monoparentais, com mulheres chefes de família, com crianças de 0 a 6 anos; famílias com crianças de 0 a 6 anos; famílias com pessoas com deficiência e, ainda, as famílias com idosos. Todas essas famílias serão atendidas nesta primeira etapa", explicou a secretária, Mayara Noronha Rocha.
O programa vale gás DF foi lançado no mês de agosto e prevê o pagamento de parcelas de R$ 100 a cada dois meses, usado exclusivamente para aquisição de botijão de gás de cozinha GLP 13kg. A previsão inicial é de que o programa tenha duração de 18 meses e atende 70 mil pessoas no Distrito Federal.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.