Beneficiários do Bolsa Família poderão consultar a partir desta terça-feira (9) se vão receber o benefício no mês de Abril. Com depósitos a partir do dia 17, muitas famílias estão em dúvida se irão receber a parcela após a suspensão do pagamento devido a pendências e irregularidades.

Aproximadamente 58 mil famílias estão na lista de suspensão do pagamento do Bolsa Família após alertas e bloqueios anteriores. Durante esse período de suspensão, embora o beneficiário não seja desligado do programa, ele fica impedido de realizar saques por um período de 2 meses. Assim, é preciso regularizar a situação junto ao município dentro de um prazo de até 6 meses, caso contrário, o benefício pode ser cancelado de forma definitiva pelo Governo Federal.

Consulta do Bolsa Família: como verificar?

Para evitar contratempos e garantir o recebimento do benefício, é essencial estar ciente do status do seu pagamento. A partir desta terça-feira, 9 de abril, será possível ver se há pendências, alertas ou mensagens de bloqueio, suspensão ou cancelamento de várias formas.

Será possível consultar o valor a receber por meio dos aplicativos:

  • Caixa Tem;
  • Aplicativo Bolsa Família;
  • Telefone 121 do Disque Social do MDS, disponível para atendimento gratuito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) informou que a folha de pagamento do benefício está sendo processada desde sábado (6) e será finalizada nesta segunda-feira, 08 de abril.

Condicionantes do Bolsa Família

Beneficiários do Bolsa Família com crianças e adolescentes de 4 a 18 anos incompletos precisam comprovar a matrícula e a frequência escolar dos filhos para receber a ajuda. É fundamental que as gestões municipais e estaduais viabilizem as condições necessárias para o acesso e permanência desses estudantes na escola.

Além disso, carteira de vacinação em dia e acompanhamento pré-natal são outros requisitos para receber a ajuda mensal.

Para aqueles que enfrentam o bloqueio ou suspensão do benefício, precisam dirigir-se ao Centro de Referência à Assistência Social (CRAS) mais próximo até dia 29 de abril de 2024 e registrar um recurso no Sistema de Condicionalidades (Sicon). Isso é essencial para reverter as medidas tomadas e assegurar o recebimento das futuras parcelas do Bolsa Família.

Em relação à atualização do Cadastro Único, os beneficiários podem seguir alguns passos simples. Eles podem baixar o aplicativo do CadÚnico, realizar o login utilizando o CPF e senha da conta gov.br, e seguir as instruções na tela para atualizar os dados cadastrais. Caso ocorram mudanças nos dados, é necessário procurar atendimento presencial no CRAS ou no órgão responsável para efetuar a atualização.

Calendário de pagamento do Bolsa Família de abril 2024

O pagamento do Bolsa Família referente a abril segue o calendário usual, nos últimos 10 dias úteis do mês, de acordo com o Número de Inscrição Social (NIS). Vale ressaltar que neste mês haverá o retorno do Vale-Gás de R$ 102. Confira as datas de pagamento de Abril:

  • NIS final 1: 17 de abril
  • NIS final 2: 18 de abril
  • NIS final 3: 19 de abril
  • NIS final 4: 22 de abril
  • NIS final 5: 23 de abril
  • NIS final 6: 24 de abril
  • NIS final 7: 25 de abril
  • NIS final 8: 26 de abril
  • NIS final 9: 29 de abril
  • NIS final 0: 30 de abril