O governo federal irá pagar a partir de 3 de dezembro uma nova parcela do Auxílio Emergencial para mais de 11 mil pessoas. O novo lote de aprovados para receber o benefício em dezembro foi divulgado pelo Ministério da Cidadania após análise das contestações durante todo o mês de novembro.

Os dados informados pela Secretaria Nacional do Cadastro Único (SECAD) indicam que foram analisados 20.199 cadastros de trabalhadores informais inscritos pelas plataformas digitais e de inscritos no Cadúnico durante o último mês. Destes, 11.279 beneficiários foram considerados elegíveis para receber a parcela retroativa em dezembro.

Os novos aprovados no Auxílio Emergencial são pessoas que no mês de outubro não puderam receber a 7ª parcela do benefício por alguma inconsistência no cadastro e aprovados após decisão judicial. Após entrar com pedido de contestação e passar por reanálise da Dataprev, esses beneficiários foram aprovados pra receber todas as parcelas a que têm direito.

Ao todo, o governo deve repassar R$ 15.838.025,00 em recursos para essa nova leva de pagamentos, fazendo com que a parcela média paga para esse grupo seja de R$ 1.404,20. O pagamento será feito todo de uma vez só, em parcela única com o valor que o beneficiário tem direito.

Dataprev libera consulta pelo CPF

O Ministério da Cidadania informou que já está disponível para consulta a lista de aprovados para o pagamento do Auxílio Emergencial em dezembro. O beneficiário pode acessar o site da Dataprev - consultaauxilio.cidadania.gov.br - para verificar o resultado da última análise dos cadastros.

A plataforma também permite acessar as informações de todos os pagamentos anteriores, os valores recebidos em cada parcela e a situação do benefício. A consulta pode ser feita preenchendo número do CPF, nome completo e data de nascimento.

Assim como no ano passado, o Ministério da Cidadania em parceria com a Dataprev realizou mensalmente a checagem dos cadastros do Auxílio Emergencial 2021. A verificação teve o objetivo de garantir que o benefício fosse pago somente para os cidadãos que vivem em situação de vulnerabilidade e foram afetados pela crise gerada pela pandemia da Covid-19.

O último prazo para contestação do Auxílio Emergencial foi aberto entre 18 e 28 de outubro para as famílias que tiveram o pagamento da 7ª parcela cancelado. Nesse novo lote, mesmo após contestação, 8.920 cidadãos foram considerados inelegíveis para receber a última parcela do auxílio emergencial. Para estes, o governo não irá abrir um novo prazo para contestar o resultado negativo.

Nova parcela vai cair no Caixa Tem

O Ministério da Cidadania informou que o pagamento das parcelas retroativas do Auxílio Emergencial 2021 será feito a partir do dia 3 de dezembro (sexta-feira).

Diferente das parcelas anteriores, dessa vez o governo federal não divulgou calendário para o pagamento no mês de dezembro, mas os beneficiários podem consultar pelo site do Ministério da Cidadania - consultaauxilio.cidadania.gov.br - se foram aprovados para receber nesse novo lote e se os dados já foram enviados à Caixa Econômica Federal para efetuar o pagamento.

Como o calendário do auxílio emergencial 2021 já foi concluído, os beneficiários que receberem em dezembro poderão sacar em espécie já na data em que os valores forem depositados na poupança social digital. O prazo para saque das parcelas do auxílio emergencial é de 120 dias e, depois do prazo, o dinheiro não movimentado retorna à União.