Dois grupos terão direito ao saque extraordinário do FGTS ainda no mês de abril. A Caixa vai liberar a partir do dia 20 a retirada de até R$ 1 mil por trabalhador de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia. A medida vai beneficiar mais de 42 milhões de brasileiros que poderão fazer o resgate do dinheiro nessa nova rodada de saque emergencial.

Como se trata de um saque extraordinário, essa modalidade precisa ser autorizada pelo governo. Por isso, o presidente Jair Bolsonaro editou a Medida Provisória nº 1.105, publicada no Diário Oficial da União no final de março. A MP determina o limite de valores, o calendário de saque e a ordem das contas de onde sairá o saldo do FGTS.

O saque do FGTS faz parte de um conjunto de medidas de recuperação econômica lançado pelo governo. Em anos anteriores, como em 2019 e 2020, o governo liberou a retirada de parte do saldo com o mesmo propósito.

Já em 2021, os trabalhadores aguardaram pela medida, muito em função da crise causada pela pandemia da Covid-19, mas o governo decidiu não liberar a retirada dos valores.

Datas do FGTS extraordinário

A Caixa divulgou o calendário completo do saque extraordinário do FGTS em 2022. O banco vai liberar os valores para novos grupos às quartas-feiras e sábados, iniciando em 20 de abril e concluindo os depósitos em 15 de junho.

Veja quais são os grupos que vão receber o FGTS em abril:

  • 20 de abril - saque do FGTS disponível para nascidos em janeiro;
  • 30 de abril - saque do FGTS liberado para nascidos em fevereiro.

O calendário do saque FGTS continua em maio quando a Caixa irá disponibilizar os valores para outros 7 grupos. Quem vai receber no próximo mês serão os trabalhadores nascidos entre março e setembro.

Já em junho serão liberados os saques para os últimos três grupos do calendário - aniversariantes de outubro, novembro e dezembro.

Calendário de pagamento do FGTS em 2022 vai até junho. Imagem: Caixa.
Calendário de pagamento do FGTS em 2022 vai até junho. Imagem: Caixa.

Para os trabalhadores que possuem saldo em mais de uma conta do Fundo, o governo determinou a seguinte ordem de retirada:

  • primeiro, serão sacados os valores de contas relativas a contratos de trabalhos extintos, iniciando pela conta que tiver o menor saldo;
  • em seguida, o dinheiro sairá das demais contas vinculadas, começando pela conta que tiver o menor saldo.

Consulta ao FGTS foi liberada no aplicativo

A Caixa lançou uma nova versão do aplicativo do FGTS para consulta aos valores do saque extraordinário. Agora, a nova atualização do app permite que o trabalhador consulte o valor disponível para saque do Fundo, a conta em que o dinheiro será creditado e a data do depósito.

Para ter acesso às novas funcionalidades é necessário entrar na loja de aplicativos do seu celular e fazer a atualização do app para a versão mais recente (v 3.34.0). É possível que ao tentar entrar no aplicativo o usuário encontre alguns problemas por causa da quantidade de pessoas acessando o app para fazer a consulta.

O aplicativo oficial desenvolvido pela Caixa é a ferramenta mais completa para consultar informações sobre o seu FGTS. Ao acessar o app - disponível para celulares Android e iOS - é possível consultar o saldo de todas as contas do Fundo, bem como conferir o saldo de todas as contas existentes do FGTS.

Além da consulta às informações relacionadas ao saque, o app permite que o trabalhador possa optar pelo não recebimento dos valores caso não queira realizar o saque extraordinário e solicitar o retorno do dinheiro disponibilizado para a conta FGTS.

A consulta também poderá ser feita nas agências bancárias e no site do FGTS.

FGTS 2022: como sacar os valores

O saque extraordinário do FGTS vai cair em conta poupança digital do Caixa Tem criada em nome do trabalhador.

Assim, pelo aplicativo será possível movimentar o saldo para pagar boletos, fazer compras com o cartão de débito virtual, pagar compras em mercados, farmácias, padarias com QR Code ou transferir o saldo para outras contas bancárias.

Ainda, o trabalhador poderá fazer o saque sem cartão da conta Caixa Tem. Veja abaixo como funciona:

  1. Clique no botão "Entra" do teclado do caixa eletrônico;
  2. Em seguida, clique no botão "Saque FGTS".
  3. Depois disso, digite o número do seu CPF e clique no botão "Confirmar";
  4. Logo após, digite o código de 6 dígitos gerado no Caixa Tem;
  5. Posterior a isso, aperte o botão "Confirmar";
  6. Em seguida, escolha um valor para saque e aperte o botão "Entra".
  7. Por fim, aguarde a liberação do dinheiro.