A Caixa Econômica Federal começa a liberar nesta semana a 3ª parcela do Auxílio Emergencial para todos os grupos. Assim como ocorreu no pagamento das duas primeiras parcelas, os 39 milhões de brasileiros que recebem o benefício atualmente terão o calendário da 3ª parcela antecipado. A Caixa confirmou a informação e as novas datas foram divulgadas nesta terça-feira, 15 de junho, pelo Diário Oficial da União - veja abaixo.

A possibilidade de adiantar todos os pagamentos foi confirmada pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, ainda durante o pagamento da 1ª parcela. Segundo ele, a antecipação das parcelas do Auxílio Emergencial se tornou possível pelo fato da maior parte da população utilizar cada vez mais o aplicativo Caixa Tem para movimentar os valores, reduzindo assim a quantidade de pessoas que procuram as agências bancárias para fazer o saque em dinheiro.

O presidente da Caixa explicou que o banco avaliou o comportamento dos beneficiários no primeiro ciclo de pagamentos, desde a publicação do calendário. Agora, os créditos da 3ª parcela começam dia 18 de junho próxima sexta-feira para nascidos em janeiro e vão até 30 de junho para os nascidos em dezembro - estes receberão 20 dias antes do que o programado no calendário inicial.

"A partir da avaliação do pagamento deste primeiro ciclo, poderemos também antecipar os pagamentos dos Ciclos 2, 3 e 4. Vamos avaliar como será este fluxo de pagamento e, se for como imaginamos, anteciparemos os outros meses", disse Guimarães.

Calendário da 3ª parcela Auxílio Emergencial

Em junho, a Caixa Econômica Federal vai creditar a 3ª parcela do Auxílio Emergencial para quase 39 milhões de brasileiros, sendo 29 milhões de trabalhadores informais, MEIs, desempregados e inscritos no CadÚnico e ainda outros 10 milhões de integrantes do Bolsa Família.

O novo calendário de pagamento da 3ª parcela começa agora dia 18 de junho (era dia 20) para trabalhadores informais, desempregados, MEIs e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Veja o novo calendário divulgado pelo Ministério da Cidadania.

Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
Janeiro 18 de junho (era 20 de junho) 01 de julho (era 13 de julho)
Fevereiro 19 de junho (era 23 de junho) 02 de julho (era 15 de julho)
Março 20 de junho (era 25 de junho) 05 de julho (era 16 de julho)
Abril 22 de junho (era 27 de junho) 06 de julho (era 20 de julho)
Maio 23 de junho (era 30 de junho) 08 de julho (era 22 de julho)
Junho 24 de junho (era 04 de julho) 09 de julho (era 27 de julho)
Julho 25 de junho (era 06 de julho) 12 de julho (era 29 de julho)
Agosto 26 de junho (era 09 de julho) 13 de julho (era 30 de julho)
Setembro 27 de junho (era 11 de julho) 14 de julho (era 04 de agosto)
Outubro 29 de junho (era 14 de julho) 15 de julho (era 06 de agosto)
Novembro 30 de junho (era 18 de julho) 16 de julho (era 10 de agosto)
Dezembro 30 de junho (era 21 de julho) 19 de julho (era 12 de agosto)
Novo calendário da 3ª parcela do auxílio emergencial com antecipação de datas - Fonte: Diário Oficial da União
Novo calendário da 3ª parcela do auxílio emergencial com antecipação de datas - Fonte: Diário Oficial da União

Já para o público do Bolsa Família nada muda. A terceira parcela do Auxílio Emergencial será paga de acordo com o calendário do programa para o mês de junho. Lembrando que para este grupo o saque e transferência já fica disponível na data em que o valor é depositado em conta. Confira abaixo as datas da 3ª parcela para o Bolsa Família:

Dígito final do NIS Data de pagamento
1 17 de junho
2 18 de junho
3 21 de junho
4 22 de junho
5 23 de junho
6 24 de junho
7 25 de junho
8 28 de junho
9 29 de junho
0 30 de junho

Governo antecipou parcelas 1 e 2

No Ciclo 1, que foi de 6 a 29 de abril, o governo antecipou o calendário de saque da 1ª parcela em até 15 dias para alguns grupos e ainda adiantou o crédito em conta para nascidos em novembro e dezembro em um dia. Já em maio, o calendário da 2ª parcela teve as datas de crédito em conta e saque em espécie antecipadas pelo governo. O início do pagamento foi mantido na data previsto (16 de maio) e a partir do segundo depósito o cronograma foi antecipado em até 17 dias.

A antecipação dos calendários anteriores manteve a data original de início dos pagamentos e adiantou o crédito em conta para os beneficiários nascidos entre fevereiro e dezembro. Dessa forma, mesmo que ainda não haja uma confirmação oficial por parte do governo, é possível que a 3ª parcela inicie na data prevista (20 de junho) e tenha o espaçamento dos demais depósitos reduzido.

A antecipação do calendário do auxílio emergencial 2021 retira o espaçamento de dois a três dias entre cada crédito ou liberação de saque. Assim, o novo cronograma foi reformulado com créditos em todos os dias da semana, sem pausa nem mesmo nos finais de semana.