Neste mês de julho, cerca de 3,2 milhões de famílias poderão sacar o Auxílio Brasil com o novo cartão. O Ministério da Cidadania iniciou nesta semana a distribuição do novo cartão do programa, que agora possui chip e permitirá que os beneficiários utilizem o saldo do benefício para compras na função débito.

Essa é a primeira fase de entrega dos cartões do programa que está em vigor desde novembro do ano passado. Até então, somente as famílias que foram aprovadas nos últimos meses tiveram acesso a nova versão do cartão.

A expectativa do governo é que a emissão ocorra de forma gradual e chegue para 6,6 milhões de famílias que integram o programa. Nesse primeiro mês, a previsão é que sejam emitidos 3,2 milhões de novos cartões.

Para organizar a distribuição do novo cartão o governo definiu os públicos que terão prioridade no recebimento. Em julho, o cartão será entregue para as famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021.

A ordem de prioridade leva em conta a qualidade dos canais de pagamento, focando nos municípios que não apresentam canal de pagamento da Caixa ou que tenham canais de pagamentos sobrecarregados.

Novo cartão do Auxílio Brasil possui chip e permite compras na função débito. Imagem: Min. da Cidadania.
Novo cartão do Auxílio Brasil possui chip e permite compras na função débito. Imagem: Min. da Cidadania.

Cartão Auxílio Brasil: como funciona?

As famílias que fazem parte do grupo prioritário irão receber o novo cartão do Auxílio Brasil em julho pelos Correios, no endereço informado no Cadastro Único. Além do cartão, o beneficiário vai receber o porta-cartão com informações importantes como calendário de pagamento, passo a passo para cadastrar a senha do cartão e as funcionalidades.

É possível acompanhar o envio do cartão do Auxílio Brasil por meio da central de atendimento da Caixa, pelo telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 1040104 (demais regiões).

As famílias irão receber a nova versão do cartão do Auxílio Brasil que contará com as seguintes informações:

Na parte da frente:

Identificação do Programa Auxílio Brasil
Número do cartão
Número de Inscrição Social (NIS) do responsável familiar
Nome do responsável familiar
Validade do cartão
Número da conta

Na parte de trás:

Canais de atendimento da Caixa e do Ministério da Cidadania
Nomes da Caixa e do Ministério da Cidadania
Bandeira do Caixa Aqui
QR Code
Bandeira do banco 24Horas
Bandeira da Elo ou Visa

O responsável familiar poderá cadastrar a senha do cartão Auxílio Brasil nas agências da Caixa, em unidades lotéricas e pelo aplicativo Caixa Tem, selecionando a opção Auxílio Brasil e clicando em "Criar senha do Cartão".

Como desbloquear o cartão Auxílio Brasil?

O desbloqueio do cartão deve ser feito por telefone ligando para o atendimento Caixa Auxílio Brasil pelo telefone 111. É necessário que o beneficiário tenha em mãos, além do cartão do programa, o seu Número de Inscrição Social (NIS), carteira de identidade e CPF, pois esses dados podem ser solicitados pela Central de Atendimento.

Após realizar o procedimento por telefone, o beneficiário deve comparecer a uma unidade lotérica ou agência da Caixa e apresentar um documento de identificação para finalizar o cadastramento/recadastramento.

Como sacar o Auxílio Brasil?

Com o novo cartão do Auxílio Brasil a família poderá fazer a retirada do dinheiro em terminais de autoatendimento da Caixa, correspondentes Caixa Aqui e unidades lotéricas.

O beneficiário também poderá continuar utilizando a opção de Saque sem cartão pelo aplicativo Caixa Tem. Para isso, basta estar com o celular onde o aplicativo está instalado no momento do saque e escolher a opção Saque sem Cartão.

Depois, clique em "gerar código de saque" e realize a retirada do dinheiro em até uma hora, já que o código gerado no aplicativo perderá a validade após esse período. Siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
    Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  4. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  5. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.