De acordo com o Ministério da Cidadania, os novos cartões do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), já começaram a ser entregues aos beneficiários desde o final de junho. Nesse novo formato, o cartão bancário vem agora com chip, o que auxilia na hora de comprar no débito e também realizar saques de parte ou valor total do benefício nos caixas eletrônicos dos bancos 24 horas ou da CEF (Caixa Econômica Federal).

Em junho, foram emitidas 3,2 milhões de unidades do cartão. 6,6 milhões de famílias ingressaram no programa desde novembro de 2021, nas quais recebem o benefício pela poupança social digital.

Prioridade do novo cartão do Auxílio Brasil

O governo priorizou os municípios que tenham poucos ou nenhum canal de pagamento da Caixa para serem os primeiros a receberem o novo cartão com chip.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o objetivo do novo cartão bancário é modernizar a forma de recebimento dos beneficiários, e mais seguro, pois a tecnologia de chip de contato diminui os riscos de clonagem.​

Em junho, foram 8,15 milhões de famílias beneficiadas pelo programa Auxílio Brasil, totalizando o investimento de R$ 7,6 bilhões.

Abaixo, confira algumas perguntas e respostas referentes ao novo cartão do Auxílio Brasil:

ÍNDICE

Como será o novo cartão do Auxílio Brasil?

O novo cartão ajudará o beneficiário:

  • a efetuar compras em estabelecimentos comerciais com a função de débito, favorecendo a utilização do benefício sem a necessidade de deslocamento das famílias para canais de pagamento;
  • sacar o valor total ou parcial do benefício nas redes de pagamentos da Caixa e em caixas eletrônicos do bancos 24h.
Novo Cartão do Auxílio Brasil terá chip - Fonte: Prefeitura de Viana-ES
Novo Cartão do Auxílio Brasil terá chip - Fonte: Prefeitura de Viana-ES

Na parte da frente do cartão, aparecerá as seguintes informações:

  • Identificação do Programa Auxílio Brasil;
  • Número do cartão;
  • NIS do Responsável Familiar (RF);
  • Nome do RF;
  • Validade do cartão;
  • Número da conta.

Já na parte de trás, as informações são:

  • Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
  • Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
  • Bandeira do Caixa Aqui;
  • QR Code;
  • Bandeira do banco 24Horas; e
  • Bandeira da Elo ou Visa.

Preciso pedir o novo cartão para receber?

Não há necessidade de solicitar o novo cartão do Auxílio Brasil, uma vez que ele será distribuído gratuitamente para os beneficiários do programa. Para aqueles que não receberem o cartão, podem continuar fazendo o saque do benefício com o cartão do Bolsa Família.

O que o novo cartão trará de benefícios?

Para os beneficiários do Auxílio Brasil que recebme seus valores pela conta poupança social digital e já tenham o novo cartão, estes terão acesso aos seguintes serviços bancários gratuitos:

  • Até dois saques mensais em terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e/ou correspondentes;
  • Até dois saques mensais em bancos 24h;
  • Até três TEDs mensais;
  • Transferências ilimitadas para contas da Caixa;
  • Transferências e recebimentos ilimitados via Pix.

Todos do Auxílio Brasil vão receber o novo cartão?

Não. O Ministério da Cidadania alega que, em primeiro momento, apenas famílias que recebem seus valores pela poupança social digital e tiveram seu benefício concedido a partir de dezembro de 2021 receberão o novo cartão do Auxílio Brasil.

Onde acompanhar o envio do cartão bancário?

É possível acompanhar o envio do cartão pela Central de Atendimento da Caixa, no telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas, ou então nas agências da Caixa.

Como faço para cadastrar a senha do cartão?

O cadastramento da senha será feito nas agências da Caixa, lotéricas ou pelo aplicativo Caixa Tem. Acesse a opção "Auxílio Brasil" e depois "Criar senha do cartão".

Com informações do Ministério da Cidadania