A partir desta segunda-feira, 16 de fevereiro, milhões de trabalhadores nascidos em janeiro começam a receber o Abono Salarial referente ao calendário 2026 (ano-base 2024).
A liberação dos valores marca o início do cronograma de pagamentos organizado pela Caixa Econômica Federal, que seguirá de forma escalonada ao longo dos próximos meses, conforme o mês de nascimento do beneficiário.
Somente nesta primeira etapa, o banco vai liberar aproximadamente R$ 2,2 bilhões para cerca de 1,8 milhão de trabalhadores nascidos em janeiro. Ao final do calendário, a estimativa é que aproximadamente 22,2 milhões de pessoas sejam contempladas com o benefício em todo o país.
O pagamento é realizado pela Caixa para trabalhadores da iniciativa privada inscritos no PIS. Já os servidores públicos, inscritos no PASEP, recebem o benefício pelo Banco do Brasil.
Calendário do Abono Salarial 2026
O crédito do Abono Salarial será feito conforme o mês de nascimento do trabalhador. Veja as datas de pagamento:
- Nascidos em janeiro: recebem a partir de 16/02/2026
- Fevereiro: 16/03/2026
- Março: 15/04/2026
- Abril: 15/04/2026
- Maio: 15/05/2026
- Junho: 15/05/2026
- Julho: 15/06/2026
- Agosto: 15/06/2026
- Setembro: 15/07/2026
- Outubro: 15/07/2026
- Novembro: 17/08/2026
- Dezembro: 17/08/2026
As informações sobre os pagamentos dos demais meses serão disponibilizadas nos canais da Caixa conforme o banco recebe as folhas de pagamento enviadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Como sacar o Abono Salarial
Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa terão o valor creditado automaticamente na conta.
Já aqueles que não têm conta no banco receberão por meio da Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa, sem custos adicionais. A movimentação da conta é feita pelo aplicativo Caixa Tem, que permite pagar contas, realizar transferências, efetuar compras com cartão de débito virtual e pagar em maquininhas.
Caso não seja possível a abertura da conta digital, o trabalhador poderá realizar o saque utilizando o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou diretamente nas agências, mediante apresentação de documento oficial com foto.
Também é possível sacar sem cartão nos terminais de autoatendimento, utilizando a biometria, desde que previamente cadastrada em uma agência da Caixa.
O que é o Abono Salarial
O Abono Salarial foi instituído pela Lei nº 7.998/90 e pode chegar ao valor de até um salário-mínimo, proporcional ao número de meses trabalhados no ano-base. O calendário anual de pagamentos é definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT).
Os recursos utilizados para o pagamento são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A Caixa atua exclusivamente como agente pagador, enquanto o Ministério do Trabalho e Emprego é responsável pela habilitação dos trabalhadores e envio das informações ao banco.
Quem tem direito ao benefício
Tem direito ao Abono Salarial no calendário 2026 o trabalhador que:
- Esteja inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Tenha trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2024;
- Tenha recebido remuneração média mensal de até R$ 2.766 no ano-base;
- Tenha os dados corretamente informados pelo empregador no eSocial.
O benefício pago pela Caixa é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada. Já os servidores públicos recebem pelo Banco do Brasil.
Canais de atendimento
Dúvidas sobre identificação, concessão, valores ou processamento das informações podem ser esclarecidas pelos canais do Ministério do Trabalho e Emprego:
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
- Portal Gov.br
- Canal telefônico 158
Para trabalhadores nascidos em janeiro, a consulta sobre o pagamento pode ser feita por meio dos seguintes canais da Caixa:
- Aplicativo Caixa Tem
- Aplicativo Benefícios Sociais Caixa
- Portal Cidadão
- Atendimento Caixa ao Cidadão: 0800 726 0207
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo: