O Ministério do Trabalho e Previdência informou recentemente que mais de R$ 208,5 milhões em parcelas do abono salarial Pis/Pasep do ano-base 2019 ainda estão disponíveis para saque. O calendário de saque do abono salarial foi finalizado em junho do ano passado e cerca de 320 mil esqueceram de retirar os valores disponíveis. O governo anunciou agora um novo prazo para solicitar o saque do benefício.
Inicialmente, a pasta comunicou que o saque do abono de 2019 ficaria disponível para os trabalhadores juntamente com o calendário de pagamento do benefício ano-base, que será pago a partir de 8 de fevereiro. Na última quinta-feira (3) o ministério informou uma nova data para solicitação do saque de abonos anteriores: a partir de 31 de março.
A Resolução nº 838 assegura o prazo de 5 anos para que o trabalhador faça o saque do abono salarial. Os benefícios não recebidos em calendários anteriores devem ser solicitados pelos canais do Ministério do Trabalho e Previdência.
Os brasileiros que não fizeram o saque do benefício referente ao ano-base 2019 poderão retirar entre R$ 92 e R$ 1.100, que foram os valores proporcionais daquele período. O calendário do abono 2019 liberou o saque do benefício entre 16 de julho de 2020 e 11 de fevereiro de 2021, sendo o prazo máximo para retirada do dinheiro até 30 de junho do ano passado.
Os trabalhadores terão algumas formas de solicitar a retirada dos valores, podendo ser de forma presencial, por telefone, por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou por e-mail.
Como pedir o saque do abono salarial atrasado
Para pedir o saque presencial do abono 2019 o trabalhador deve procurar uma das unidades de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência e solicitar a abertura de recurso administrativo para reenvio do valor à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil. As duas instituições fazem o pagamento do abono Pis para trabalhadores do setor privado e do Pasep para os servidores públicos.
As redes de atendimento do Ministério do Trabalho em cada estado podem ser consultadas neste link.
Por telefone, a solicitação pode ser realizada ligando para a central Alô Trabalho pelo telefone 158. Há ainda a opção de enviar o pedido de recurso administrativo por e-mail para o endereço trabalho.uf@economia.gov.br. Neste caso, no lugar das letras "uf" o cidadão deve substituir pela sigla do estado em que reside.
Outra forma simples de requisitar o saque do abono salarial de anos anteriores é por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O app da CTPS permite consultar informações sobre os contratos de trabalho, a média salarial e informa ainda se o trabalhador possui direito ao abono Pis/Pasep.
Caso o dinheiro esteja disponível, o aplicativo irá informar também se a situação do benefício está habilitada, o valor do saque e a data em que o dinheiro estará disponível.
Consulta do Pis pelo CPF
Além das formas de consulta citadas acima, o trabalhador ainda pode saber se tem direito ao abono salarial Pis/Pasep acessando o aplicativo Caixa Trabalhador. O app do banco permite a consulta pelo CPF de informações sobre INSS, seguro-desemprego e abono salarial.
Disponível para smartphones Android [baixe aqui] e para iPhone (iOS) [link para download] o aplicativo do banco informa o calendário de pagamento do benefício e o valor que será recebido conforme a quantidade de meses trabalhados.
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