O Banco do Brasil (BB) anunciou na última segunda-feira, 11 de janeiro, que vai fechar 361 unidades de atendimento, incluindo 112 agências, 242 postos de atendimento e 7 escritórios em todo o país. A iniciativa faz parte de uma nova reestruturação do banco que visa gerar uma redução de custos de R$ 353 milhões neste ano e R$ 2,7 bilhões até 2025. Além do fechamento de unidades, o Banco do Brasil comunicou o lançamento de outros dois programas de desligamento voluntário (ODV). A expectativa do banco é que cerca de 5 mil funcionários possam aderir às iniciativas, diz o documento divulgado via fato relevante.

O primeiro é o Programa de Adequaçãdo de Quadros (PAQ), voltado para a transição de empregados de setores com excesso de pessoal para outros com vagas disponíveis. O programa vai permitir que os empregados façam movimentações laterais, com o intuito de ajustar a força de trabalho da instituição, além de permitir também que o funcionário opte pelo desligamento. Já a segunda medida, o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), vai contemplar todos os empregados que se encaixarem nos pré-requisitos. O prazo para aderir aos programas vai até o dia 05 de fevereiro de 2021.

A reestruturação do banco segue a linha de tornar a instituição financeira cada vez mais digital. Segundo o BB, no último ano, a interação digital do banco foi ampliada, com o aplicativo do BB atingindo 4,7 milhões de usuários - um crescimento de 273% com relação ao período anterior ao da pandemia da Covid-19 - e com o atendimento via Whatsapp batendo a marca de 600 mil por dia. "As iniciativas buscam a melhoria da experiência e satisfação do cliente e consideram a transformação digital, o aumento da concorrência e o menor patamar histórico da taxa básica de juros como elementos de destaque", diz a nota.

Concurso do BB segue confirmado e será para área de TI

Para competir com os bancos digitais que não param de crescer no país, o Banco do Brasil vai abrir um novo concurso público voltado para a área de Tecnologia da Informação. O edital era aguardado para o início de 2020, mas foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. A previsão é que sejam abertas 120 vagas somente na área de TI, com o intuito de agilizar e fortalecer a transformação digital do banco. A expectativa é que o edital de âmbito federal seja lançado ainda no primeiro semestre deste ano.

Até o momento o Banco do Brasil não informou o nível de escolaridade que será exigido no novo concurso. O certame poderá exigir tanto a formação de nível superior na área de TI quanto escolaridade de nível médio ao abrir vagas para o cargo de Escriturário, com cobrança de conhecimentos avançados na área de Tecnologia da Informação, como já ocorreu na seleção anterior realizada pelo BB.

A remuneração inicial de um Escriturário é de R$ 2.718,73, de acordo com o último concurso público, por jornada de trabalho de 30 horas semanais. O empregado também tem direito a auxílio alimentação/refeição no valor de R$ 1.314,00, vale transporte, participação nos lucros ou resultados, entre outros benefícios. A remuneração mensal do Escriturário gira em torno de R$ 5 mil, somando todos os benefícios.

O Escriturário atua hoje na comercialização de produtos e serviços do banco, atendimento ao público, atuação no caixa, contatos com clientes, prestação de informações, redação de correspondências, conferência de relatórios e documentos, controles estatísticos, atualização de dados em sistemas e execução de outras tarefas compatíveis com as peculiaridades do Banco.