Termina nesta quarta-feira, 14 de julho, o prazo de inscrição para o Enem 2021. Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro tanto para as provas impressas como para a prova digital. A inscrição no Enem 2021 deve ser feita também pelos candidatos que conseguiram a isenção da taxa de inscrição.

Os interessados em participar do Enem 2021 devem se inscrever na Página do Participante até as 23h59min do dia 14 de julho. Os candidatos que não possuem isenção da taxa de inscrição deverão pagar o valor de R$ 85,00 por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

Como fazer a inscrição no Enem 2021

Para realizar a inscrição no Enem 2021 o participante deve possuir o login único de acesso aos serviços do governo federal (login Gov BR). É por meio desse cadastro que o estudante poderá acompanhar a inscrição, consultar o local de provas e imprimir o cartão de confirmação, além de utilizar posteriormente para consulta aos resultados individuais.

Para criar o login único o participante deve acessar o portal acesso.gov.br e clicar no botão "Criar sua conta gov.br". Em seguida, o sistema abrirá uma caixa para indicar a opção de cadastro (validação facial, bancos credenciados, internet banking, número de cpf ou certificado digital).

Após essa etapa, o participante deverá concordar com os termos de uso e preencher os campos com as informações solicitadas nas abas: "Dados cadastrais", "Habilitar cadastro" e "Cadastrar senha". Com a criação da senha, é só clicar no botão "Concluir". É importante que o participante guarde a senha em local seguro, pois ela será usada novamente em outras etapas do exame.

Para realizar a inscrição no Enem é necessário ter em mãos o número do CPF e data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. O Inep não aceitará inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal.

Recuperar senha Gov Br

Caso já possua o login único mas não consiga lembrar a senha o participante poderá recuperá-la acessando o sistema do Governo Federal, informando o número do CPF e clicando em "Avançar". Na próxima tela, o participante deve selecionar a opção "Esqueci minha senha".

Em seguida, aparecerá um desafio para provar que o participante não é um robô. Após resolvê-lo, ficarão disponíveis as seguintes opções para envio do código de verificação de recuperação da senha: aplicativo Meu gov.br, bancos credenciados, internet banking de bancos conveniados, e-mail ou mensagem de texto (SMS). Após selecionar a opção desejada para recuperação de senha, clicar em "Avançar". Uma nova tela será aberta para confirmação das imagens solicitadas. Depois, clicar em "Não sou um robô" e em "Enviar código de verificação".

O participante deve conferir o código no ambiente que selecionou, digitá-lo no campo indicado e, em seguida, apertar a tecla "Avançar". Aparecerá a tela de nova senha. Após criá-la, o participante deve repeti-la no campo indicado e apertar o botão "Concluir". A senha deve ser anotada ou memorizada.

Cronograma do Enem 2021

Os editais do Enem 2021 foram publicados no dia 02 de junho, no Diário Oficial da União. O documento informa as datas de aplicação das provas impressa e digital, que neste ano serão realizadas na mesma data: dias 21 e 28 de novembro. Os editais informam ainda o período de inscrição para o Enem 2021, que inicia no dia 30 de junho e vai até 14 de julho, na Página do Participante. Confira abaixo o cronograma completo com as datas do Enem 2021:

  • 30 de junho a 14 de julho - prazo para inscrição no Enem 2021
  • 19 de julho - último dia para pagamento da taxa de inscrição
  • 30 de junho a 14 de julho - prazo para solicitar atendimento especializado
  • 23 de julho - resultado da solicitação de atendimento especializado
  • 19 a 23 de julho - prazo para solicitar tratamento pelo nome social
  • 30 de julho - resultado da solicitação
  • 21 e 28 de novembro - datas de aplicação das provas