A aplicação da segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) ocorreu no último domingo, 12 de novembro. Com uma taxa de abstenção de 32%, o segundo dia do Enem 2023 viu uma quantidade significativa de inscritos optando por não comparecer, uma estatística que ecoa o cenário do ano anterior, o Enem 2022, que também marcou 32% de ausências no segundo dia de prova.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que a meta para o próximo ano é não apenas aumentar o número de inscrições, mas também reduzir as taxas de abstenção, uma batalha que tem sido enfrentada historicamente.

Eliminações e desafios logísticos

No segundo dia de exames, que teve como foco as áreas de ciências da natureza e matemática, 2.217 participantes foram eliminados por uma variedade de razões. Desde o porte indevido de equipamentos eletrônicos até desafios logísticos, como emergências médicas e interrupções temporárias de luz, a jornada dos candidatos não foi isenta de obstáculos.

O presidente do Inep, Manuel Palácios, assegurou que, apesar de alguns incidentes, a aplicação ocorreu dentro da normalidade em todo o país.

Questão anulada e vazamento de fotos

Uma polêmica envolveu a anulação de uma questão que abordava a gripe causada pelo vírus H1N1. A decisão foi tomada devido à falta de ineditismo, já que a mesma pergunta havia sido aplicada na edição do Enem para pessoas privadas de liberdade em 2010. O Ministério da Educação afirmou que a anulação não afetaria o resultado do exame.

Além disso, assim como no primeiro dia de provas, as fotos da prova vazaram antes do horário permitido. O Ministro da Educação informou que a Polícia Federal foi acionada para investigar o caso, mas ressaltou que o vazamento não prejudicou a aplicação do Enem, pois ocorreu após o início da prova.

A Polícia Federal já identificou oito suspeitos acusados de vazar a prova no primeiro dia do Enem, mas, à semelhança do segundo dia, não foram identificadas fotos antes do início do teste.

Reaplicação para estudantes prejudicados

Para aqueles que se sentiram prejudicados por problemas logísticos, emergências médicas ou outras situações, a opção de reaplicação está disponível. O pedido pode ser feito até o dia 17 de novembro através da Página do Participante, e a reaplicação ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro.

A segunda etapa do Enem 2023 desafiou os estudantes com 90 questões abrangendo ciências da natureza e matemática. O exame foi realizado em 1.750 municípios, abrangendo mais de 132 mil salas de prova. A divulgação dos gabaritos sai no dia 24 de novembro e o resultado final sai no dia 16 de janeiro de 2024.