O Exame Nacional do Ensino Médio 2023 teve início no último domingo, dia 5 de novembro. Com a participação de mais de 3,9 milhões de inscritos, no primeiro dia de provas, os candidatos enfrentaram uma maratona de cinco horas e trinta minutos de avaliação, abrangendo uma variedade de disciplinas.

Os temas testados neste primeiro final de semana incluíram linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de uma prova de língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol), além da prova de redação.

Segundo o INEP, a taxa de comparecimento no primeiro domingo de provas foi de 71,9% do total de inscrições. O balanço parcial foi apresentado em coletiva de imprensa pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.

No entanto, os candidatos terão que esperar um pouco mais para saber como se saíram. O gabarito do Enem 2023 sai na próxima semana, mas as notas individuais serão divulgadas somente no dia 16 de janeiro de 2024, de acordo com o cronograma oficial do Exame.

As provas de Matemática e Ciências da Natureza serão realizadas no próximo dia 12 de novembro. Para consultar as notas, os candidatos devem acessar a Página do Participante.

Gabarito Oficial do Enem 2023

Enquanto o resultado individual completo não estará disponível até janeiro, os candidatos podem aguardar a liberação do gabarito oficial do Enem 2023 após o segundo dia de provas, que acontecerá em 12 de novembro.

De acordo com o calendário do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o gabarito estará disponível no site até dia 24 de novembro.

Como consultar o gabarito do Enem 2023?

Para verificar o gabarito do Enem, os participantes devem acessar o portal oficial do Inep: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem, na data informada. O Exame é composto por 180 questões objetivas e uma prova de redação.

As datas das provas do Enem 2023 são as seguintes:

5 de novembro:

  • 45 questões de Linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol).
  • 45 questões de Ciências Humanas.
  • Redação.

12 de novembro:

  • 45 questões de Matemática.
  • 45 questões de Ciências da Natureza.

É importante estar atento ao horário de abertura e fechamento dos portões e ao início das provas, que seguem o horário de Brasília. Os candidatos só poderão sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos do exame.

Reaplicação do ENEM

O INEP citou que o prazo para solicitar a reaplicação da prova por meio da Página do Participante, vai de 13 a 17 de novembro. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro.

O mesmo vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.