Uma boa notícia para os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), incluindo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Agora é possível acessar empréstimos pessoais consignados de até R$ 5 mil com taxas de juros ainda mais atrativas. A redução nas taxas para o consignado foi aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) no dia 11 de outubro.

O INSS informou que só neste ano de 2023 mais de 6,7 milhões de aposentados/pensionistas aderiram a empréstimos consignados, com uma média de valor do empréstimo de aproximadamente R$ 4.940,48 por operação.

Como consultar as taxas de juros?

Os segurados podem verificar as taxas de juros do empréstimo pessoal consignado cobrado por instituições financeiras diretamente no aplicativo ou site Meu INSS, sem a necessidade de login e senha. Essa facilidade permite aos beneficiários comparar as taxas oferecidas por diferentes bancos e escolher a que melhor se ajusta ao seu orçamento.

Numa busca rápida no Meu INSS, encontramos 56 instituições que ofertam o consigado do INSS. Veja algumas delas:

  • BANCO DO BRASIL - Média taxa de juros para empréstimo 1,77% ao mês (de 1,21% até 1,84%)
  • BANCO DA AMAZONIA (BASA) Média taxa de juros para empréstimo 1,76% ao mês (de 1,76% até 1,76%)
  • BANCO ITAU SA - Média taxa de juros para empréstimo 1,8% ao mês (de 0,43% até 1,84%)
  • NU FINANCEIRA - Média taxa de juros para empréstimo 1,55% ao mês (de 1,35% até 1,75%)
  • BANCO SANTANDER - Média taxa de juros para empréstimo 1,77% ao mês (de 0,01% até 1,84%)
  • BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (Banrisul) - Média taxa de juros para empréstimo 1,63% ao mês (de 1,31% até 1,84%)
  • CAIXA ECONOMICA FEDERAL - Média taxa de juros para empréstimo 1,72% ao mês (de 1,42% até 1,74%)
  • BANCO AGIBANK - Média taxa de juros para empréstimo 1,54% ao mês (de 0,1% até 1,84%)
  • BANCO BRADESCO - Média taxa de juros para empréstimo 1,75% ao mês (de 1,06% até 1,84%)

As taxas variam conforme o relacionamento do cliente com o banco, mas não pode ultrapassar o teto.

Atualmente, o teto dos juros, valor máximo que pode ser cobrado, para o empréstimo consignado está em 1,84% ao mês, tornando essa modalidade muito vantajosa. Para cartão de crédito consignado a taxa caiu de 2,83% para 2,73% ao mês.

Como solicitar o empréstimo consignado do INSS?

Para contratar um empréstimo consignado do INSS, você deve seguir os passos a seguir:

  1. Verifique se você é elegível: Empréstimos consignados do INSS estão disponíveis para aposentados, pensionistas e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Certifique-se de que você se encaixa nesse perfil.

  2. Escolha a instituição financeira: Pesquise as diferentes instituições financeiras que oferecem empréstimos consignados do INSS. Bancos e instituições financeiras autorizadas têm essa opção disponível. Compare as taxas de juros, prazos e condições oferecidas por diferentes instituições para encontrar a melhor opção para suas necessidades.

  3. Documentação necessária: Entre em contato com a instituição financeira escolhida para obter informações sobre a documentação necessária. Normalmente, você precisará de documentos como RG, CPF, comprovante de residência, extrato de pagamento do INSS e outros documentos pessoais.

  4. Simulação e aprovação: A instituição financeira realizará uma simulação do empréstimo com base na sua renda e na margem consignável disponível. A margem consignável é o limite de desconto que pode ser aplicado ao seu benefício do INSS. Após a aprovação da simulação, você receberá informações detalhadas sobre as condições do empréstimo.

  5. Assinatura do contrato: Após a aprovação da simulação e a verificação dos documentos, você precisará assinar um contrato de empréstimo com a instituição financeira. Certifique-se de ler e entender todas as cláusulas do contrato antes de assiná-lo. Você não deve pagar nada antecipadamente para obter o empréstimo.

  6. Liberação do valor: Após a assinatura do contrato, o valor do empréstimo será liberado em sua conta corrente ou em uma conta específica fornecida pela instituição financeira.

  7. Pagamento das parcelas: As parcelas do empréstimo consignado serão descontadas diretamente do seu benefício do INSS mensalmente. Certifique-se de ter saldo suficiente em sua conta para cobrir o pagamento.

Vale ressaltar que embora o empréstimo consignado seja uma excelente opção para quem precisa de recursos financeiros, é essencial tomar alguns cuidados antes de contratar esse tipo de crédito.

Por isso, avalie se você pode comprometer sua renda pessoal com o valor da parcela mensal. Analise seu orçamento, levando em consideração todas as despesas, para garantir que a prestação do empréstimo não compromete sua estabilidade financeira.

Além disso, se o empréstimo consignado comprometer uma parte significativa da sua renda, faça ajustes em seu orçamento para garantir que suas despesas mensais não ultrapassem 85% do seu rendimento total. Isso ajudará a evitar inadimplência e a melhorar sua situação financeira.

Nunca assine um contrato sem lê-lo cuidadosamente. Analise as taxas de juros, os dados da conta, o número de parcelas, a existência de multas e outras cláusulas. Se necessário, busque orientação profissional para garantir que você compreenda completamente os termos do contrato.