Após 11 meses, uma nova consulta ao SVR (Sistema Valores a Receber) do Banco Central foi reaberta na última terça-feira (28). Para esta nova fase, cerca de 38 milhões pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas poderão retirar valores esquecidos em bancos e em outras instituições financeiras.

O relatório divulgado pelo Banco Central do Brasil sobre o "dinheiro esquecido" mostra que, só nos bancos, existem mais de R$ 3,1 bilhões parados, aguardando pelo saque dos beneficiários. No total, são R$ 6 bilhões que serão liberados.

No entanto, com a liberação do montante, o BC alerta que os cidadãos devem ficar atentos aos golpes que podem ser aplicados neste momento. Desde janeiro, as consultas sobre mensagens falsas com relação ao SVR quadruplicou nos serviços de atendimento ao cidadão do órgão.

Como funcionam os golpes do dinheiro esquecido do BC?

Um dos golpes que estão sendo aplicados para os cidadãos que têm dinheiro esquecido nos bancos e o dos sites não oficiais. Com isso, o site informa que a pessoa tem um valor disponível para saque. No entanto, é preciso pagar para conseguir ver qual a instituição financeira que o dinheiro está.

O site oficial do Banco Central para conferir se tem valores esquecidos é o www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber. O BC não solicita nenhum valor para a verificação.

De acordo com o órgão, também existem relatos de golpes que estão sendo aplicados pelo WhatsApp, com envio de links para que as pessoas possam resgatar os valores esquecidos pelo BC via Pix.

A orientação é que seja ignorado o conteúdo das mensagens e não clicar nos links. Segundo o BC, estes links roubam as senhas das redes sociais e podem instalar vírus e programas espiões nos celulares dos usuários.

"A instituição pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail indicado por você para confirmar sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução. Esse é um procedimento para sua segurança e da instituição, mas não forneça senhas a ninguém", informou o BC.

Como consultar os Valores a Receber no site oficial?

Através do site do Banco Central, a pessoa irá digitar o CPF e data de nascimento (em casos de pessoas físicas), ou então o CNPJ (no caso de pessoas jurídicas).

Se aparecer a frase "o CPF pesquisado tem valores a receber", é preciso aguardar até o dia 7 de março e acessar o mesmo link para resgatar o dinheiro esquecido.

Neste primeiro momento, não são informados os valores que serão pagos, apenas a confirmação da existência do dinheiro.

Já no dia 7, a pessoa deverá fazer o seguinte:

  • Fazer o login na sua conta Gov.br de nível prata ou ouro;
  • Acessar a opção 'Meus Valores a Receber';
  • Ler e aceitar o Termo de Ciência;
  • Conferir os dados; e
  • Solicitar o valor.

Dinheiro esquecido via Pix

Em alguns casos, após a solicitação do resgate dos valores a receber, haverá a opção de resgatar os valores via Pix. Com isso, o usuário deverá selecionar 'Solicitar por aqui' e informar uma de suas chaves Pix, além dos dados pessoais. O dinheiro deve cair na conta em até 12 dias úteis e é importante guardar o protocolo.

Em caso do sistema não possibilitar o recebimento via Pix, é preciso entrar em contato diretamente com a instituição financeira em que está o dinheiro esquecido e combinar a forma de devolução. No entanto, neste caso a instituição não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis, segundo informou o BC.