Moedas antigas e raras podem ser fascinantes e mesmo que por algum motivo não tenham grande valor para nós, para os colecionadores podem ser verdadeiras relíquias. É o caso da moeda do boi, um verdadeiro tesouro para os adeptos do mundo da numismática.

Moeda do Boi: Qual a história desse exemplar?

O boi não caiu de paraquedas nesta moeda de 5 centavos de cruzeiro, do ano de 1975. O desenho do animal tem um propósito, que de fato, é muito interessante. Essa moeda faz parte de uma série da Organização de Alimentos para o Mundo (FAO) e representa a importância da carne vermelha no combate à desnutrição. Destaca pela sua relevância na pecuária, alimentação e saúde da população.

Esse exemplar pode ser considerado de grande valor histórico, pois faz parte de uma reforma monetária e seguindo o padrão Cruzeiro. Ficou em vigor de 1967 até o ano de 1975.

Características da moeda do boi

Acompanhada da figura do boi, a moeda apresenta uma representação feminina da República, notável por um detalhe peculiar: seus cabelos soltos, característica única em comparação a muitas outras moedas. A cunhagem de 5 centavos de cruzeiro, realizada em 1975, teve uma tiragem superior a 85 milhões de exemplares, ou seja, é uma moeda muito comum, mas, ainda assim, despertando grande interesse entre os colecionadores.

Ela foi produzida na Casa da Moeda do Rio de Janeiro, possui 21mm de diâmetro e tem io peso de 2.64g. Feita e maço inoxidável, é um exemplar com grande durabilidade e resistência. A borda lisa e o reverso com o valor facial e a data são aspectos fundamentais para que ela seja reconhecida.

A imagem cunhada na moeda de 5 centavos de cruzeiros, do ano de 1975, foi criada por Benedicto de Araújo Ribeiro. Cada elemento desta moeda foi escolhido com grande cuidado para que esse exemplar se tornasse uma incrível obra de arte.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Quanto vale a moeda do boi?

A moeda do boi que já não circula há muito tempo, não tem grande valor financeiro, podendo ser encontrada por até R$ 15 no estado soberba em alguns sites. Contudo, o valor histórico deste exemplar, chama a atenção de muitos colecionadores.