A Caixa Econômica Federal iniciou nesta terça-feira (9) o pagamento de três benefícios em conta poupança digital no Caixa Tem. Neste mês de agosto, mais de 21 milhões de brasileiros vão receber uma parcela do Auxílio Brasil, do Vale Gás dos Brasileiros e do Auxílio Caminhoneiro.

As famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil, que será de R$ 600 até o final do ano, e pelo Auxílio Gás dos Brasileiros já vinham recebendo as parcelas em conta digital no aplicativo nos meses anteriores.

Já para os transportadores que receberão duas parcelas de R$ 1.000 em agosto a Caixa Econômica Federal realiza a abertura automática da conta poupança digital. Nesse caso, basta o cidadão baixar o aplicativo Caixa Tem e fazer o login.

  • Baixe o aplicativo Caixa Tem para celulares Android clicando aqui;
  • Para baixar o aplicativo Caixa Tem para iPhone (iOS) clique aqui;

Como liberar o acesso no app Caixa Tem

Se você estiver acessando o aplicativo Caixa Tem pela primeira vez irá receber um código por SMS para confirmar a identificação no Caixa Tem. Primeiro, informe o número de seu telefone e, em seguida, digite o código recebimento dentro do app e o acesso já estará liberado.

Caso o beneficiário já tenha acessado o aplicativo anteriormente e agora encontrou o acesso bloqueado o procedimento é diferente. Para resolver essa pendência o usuário deve procuar uma agência bancária ou casa lotérica e apresentar documento de identificação (RG ou CPF) para comprovar que o acesso é legítimo do titular da conta.

Nos casos em que o aplicativo exibir uma mensagem para procurar uma agência o usuário deverá comparecer presencialmente e apresentar um documento de identificação e o celular no qual o app está instalado para regularizar o cadastro.

Em casos mais simples, o cidadão pode atualizar as informações enviando documetnos para o Whatsapp da Caixa e em até 48 horas após a comprovação o acesso ao Caixa Tem será regularizado.

É obrigatório fazer a atualização cadastral no Caixa Tem?

Não, o cliente pode atualizar o cadastro no aplicativo para converter a sua conta poupança em uma Poupança Digital+ e ter acesso a outros serviços, como o empréstimo Crédito Caixa Tem.

A atualização é feita diretamente pelo app, confirmando ou complementando algumas informações como profissão, endereço e renda. De qualquer forma, o usuário que recebe benefícios pelo Caixa Tem não perderá o acesso aos valores, mas a atualização é recomendada pela Caixa para aumentar a segurança da conta e liberar novas funcionalidades.

Como sacar o dinheiro pelo Caixa Tem

Os valores depositados em conta poupança digital podem ser movimentados pelo beneficiário para pagar boletos, compras com o cartão de débito virtual, transferências para outras contas via Pix e compras com pagamento direto na maquininha.

Outra opçãp para movimentar os valores é fazer o Saque sem Cartão. Para sacar o dinheiro no caixa eletrônico o beneficiário precisará levar junto consigo o celular em que está instalado o aplicativo Caixa Tem que lhe dá acesso à conta poupança.

Ao chegar no local de saque, basta abrir o app e selecionar a opção Saque sem cartão. Depois, clique em "gerar código de saque" e realize a retirada do dinheiro em até uma hora, já que o código gerado no aplicativo perderá a validade após esse período.

O passo a passo completo para sacar o Auxílio Brasil pelo Caixa Tem você confere abaixo:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Sem Cartão. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.