A Caixa Econômica Federal começou a liberar nesta quarta-feira, 18, o primeiro pagamento do Bolsa Família em 2023. O benefício médio de R$ 614 por família será depositado para 21,9 milhões até o dia 31 de janeiro. O programa substitui o Auxílio Brasil, criado por Bolsonaro, mas ainda não foi oficialmente relançado com a marca do novo governo petista.

Como já é habitual, a parcela do Auxílio Brasil é depositada em conta poupança digital no Caixa Tem para as famílias inscritas no programa. A partir do pagamento do Auxílio Emergencial, em abril de 2020, a Caixa centralizou o pagamento dos benefícios sociais do governo no app do Caixa Tem.

Atualmente, mais de 100 milhões de brasileiros possuem uma conta digital no aplicativo, seja para receber parcelas do Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial, saque do FGTS extraordinário, abono salarial ou pedir empréstimo do Caixa Tem, entre outros serviços.

Assim como ocorria no calendário de pagamento do antigo Bolsa Família, os beneficiários recebem sempre na última quinzena de cada mês e o cronograma utiliza o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) para ordenar a liberação dos pagamentos.

Para descobrir a data em que vai receber basta a família verificar o número final do seu benefício e conferir o dia de depósito no calendário (veja as datas completas no final da matéria).

Calendário do Auxílio Brasil 2023

O calendário do Auxílio Brasil vai pagar em Janeiro a primeira parcela de R$ 600 para as famílias inscritas no programa. Os depósitos são realizados de segunda à sexta-feira para um novo grupo a cada dia, com pagamentos no sábado para os beneficiários que receberiam na segunda-feira.

Confira o calendário completo do Auxílio Brasil em Janeiro:

  • 18 de janeiro - depósito para inscritos com NIS final 1;
  • 19 de janeiro - depósito para inscritos com NIS final 2;
  • 20 de janeiro - depósito para inscritos com NIS final 3;
  • 23 de janeiro - depósito para inscritos com NIS final 4;
  • 24 de janeiro - depósito para inscritos com NIS final 5;
  • 25 de janeiro - depósito para inscritos com NIS final 6;
  • 26 de janeiro - depósito para inscritos com NIS final 7;
  • 27 de janeiro - depósito para inscritos com NIS final 8;
  • 30 de janeiro - depósito para inscritos com NIS final 9;
  • 31 de janeiro - depósito para inscritos com NIS final 0;

Com o benefício creditado em conta poupança digital no Caixa Tem, o beneficiário poderá movimentar os valores para fazer pagamentos de boletos, contas de água, luz, energia elétrica e telefone, fazer compras virtuais com o Cartão de Débito da Caixa, transferir o dinheiro para outras contas bancárias e ainda realizar pagamentos via Pix.

Como sacar o Auxílio Brasil pelo Caixa Tem?

Outra forma de movimentar a parcela do Auxílio Brasil é fazendo o saque do dinheiro pelo Caixa Tem. O aplicativo disponibiliza a opção de Saque sem cartão para os clientes que desejam retirar os valores em caixas eletrônicos, agência da Caixa, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Saque sem cartão do Auxílio Brasil

Para fazer o saque do Auxílio Brasil no caixa eletrônico o beneficiário precisará levar junto consigo o celular em que está instalado o aplicativo Caixa Tem que lhe dá acesso à conta poupança.

Ao chegar no local de saque, basta abrir o app e selecionar a opção Saque sem cartão. Depois, clique em "gerar código de saque" e realize a retirada do dinheiro em até uma hora, já que o código gerado no aplicativo perderá a validade após esse período.

O passo a passo completo para sacar o Auxílio Brasil pelo Caixa Tem você confere abaixo:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Sem Cartão. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.

O prazo para saque dos valores é de 120 dias contados a partir da data de depósito do benefício. Se não movimentados dentro deste prazo, os recursos serão devolvidos ao Ministério da Cidadania.

Calendário do Bolsa Família

Calendário do Bolsa Família
Calendário do Bolsa Família

O governo federal já divulgou as datas de pagamento para beneficiários do Bolsa Família em 2024. Para saber o dia em que o benefício cai na conta bancária, a família deve verificar o último dígito do seu Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão. Sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês, a Caixa fará os pagamentos, um dia para cada NIS correspondente.