Nesta segunda-feira (1º), inicia o Censo Demográfico 2022 em todo Brasil. São 180 mil recenseadores aprovados no último concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que estarão visitando entre os dias 1º de agosto a 31 de outubro de 2022, cerca de 70 milhões de famílias brasileiras de 5.570 municípios brasileiros entre os dias 1º de agosto e 31 de outubro de 2022.

O Censo teve início no ano de 1872 e foi realizado pela última vez em 2010. Seu objetivo é saber o número de habitantes do território nacional e identificar quais situações vivem os brasileiros atualmente. Com isso, o governo elabora informações imprescindíveis para definir políticas públicas com base nas condições de vida da população.

Importância de responder corretamente o questionário

Um fato muito importante para que o IBGE consiga identificar qual a situação do país, é responder de maneira correta as perguntas feitas pelos pesquisadores.

Desta forma, o governo atualiza os dados da população de forma presencial ou via telefone, fazendo com que os benefícios sociais possam continuar auxiliando as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Novo Censo 2022

Nesta nova fase do Censo Demográfico 2022, serão realizados dois questionários, sendo um menor, com tempo aproximado de 5 minutos para o preenchimento, e outro um pouco maior, que demora em torno de 16 minutos para responder as perguntas.

No total, são apenas 10% da população que farão parte das pesquisas do questionário mais completo do Censo 2022.

De acordo com o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, receber os recenseadores é um ato de cidadania, da mesma maneira que o eleitor tem de votar ou tirar um documento. Azeredo ainda ressalta que o Censo é fundamental para a população brasileira e para o Brasil se conhecerem. "E é fundamental receber o recenseador do IBGE, tratar o recenseador com cordialidade, responder corretamente ao Censo. Se, por acaso, o seu domicílio não for recenseado, procure o IBGE, não fique de fora", disse Cimar.

Todos os pesquisadores estarão identificados com crachá, boné e colete do IBGE. No crachá haverá um QR Code que poderá ser lido pelo celular do cidadão.

Censo 2022 e Auxílio Brasil: qual a ligação?

O Ministério da Cidadania, responsável pelo Auxílio Brasil, afirma que utiliza os dados do Censo para realizar os repasses do benefício para as famílias de baixa renda.

O programa leva em conta as famílias prioritárias para receberem os valores:

  • municípios com menor cobertura, priorizando os moradores com menor renda familiar mensal per capita;
  • menores de 18 anos;
  • famílias que estejam habilitadas de forma ininterrupta há mais tempo;
  • famílias com integrantes em situação de trabalho infantil;
  • famílias com integrantes libertos de situação análoga à de trabalho escravo;
  • famílias quilombolas;
  • famílias indígenas;
  • famílias com catadores de material reciclável; e
  • outras categorias, quando permitidas e fundamentadas pelo Ministério da Cidadania.

    Novidades Censo 2022

    Para as famílias que vivem em comunidades quilombolas ou indígenas, o Censo 2022 terá novidades, pois terão questionários específicos. Outra novidade é que a pesquisa terá perguntas voltadas à pessoas com deficiências e pessoas com TEA (Transtorno Espectro Autista), diagnosticados por profissionais da saúde.

    Este ano, o IBGE também contará com o Data Center para ajudar no processamento dos dados do Censo Demográfico 2022, permitindo que os resultados sejam divulgados de forma mais prática, diferentemente do que ocorreu nas edições passadas.

    A intenção é que os resultados sejam divulgados já no início de 2023. Para dezembro deste ano, já serão divulgados os resultados preliminares do Censo referentes à população brasileira.

    Para mais informações ou dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com o IBGE pelo telefone 0800 721 8181. Para não cair em eventuais golpes, basta ligar e se informar.