Está disponível a partir desta sexta-feira (19) a consulta do valor liberado para saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelo aplicativo e pelo internet banking da Caixa. A retirada de até R$ 1.045,00 foi autorizada pelo governo e já teve calendário divulgado. O crédito em conta inicia somente no dia 29 de junho mas o trabalhador já pode conferir desde agora qual valor poderá sacar.

A consulta do saque emergencial do FGTS já está disponível desde o dia 15 de junho pelo site fgts.caixa.gov.br e pela central telefônica 111. Já nesta sexta, 19 de junho, o trabalhador poderá verificar o valor do seu saque por meio do aplicativo FGTS (download para Android e iOS (Apple) e também no internet banking da Caixa, que pode ser acessado pelo site ou por aplicativo.

Consulta do saque já pode ser feita por site, aplicativo e telefone.
Consulta do saque já pode ser feita por site, aplicativo e telefone.

Para realizar a consulta basta informar o número do CPF e a senha de acesso. Realizada a autenticação, o banco irá informar:

  • Valor de quanto será o seu saque;
  • A conta vinculada de onde sairá o valor;
  • A data em que o dinheiro estará disponível.

A partir da data informada o dinheiro poderá ser usado para pagamento de boletos e contas ou para utilização via cartão de débito virtual, além de pagamentos via QR code para compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos. As funções são realizadas por meio do aplicativo CAIXA Tem visto que a Caixa irá creditar o benefício em conta poupança digital.

- Saiba mais sobre a poupança digital Caixa na qual será paga o FGTS

Trabalhador pode optar por não receber

O trabalhador que deseja optar por não receber já pode recusar o crédito do benefício a partir desta sexta (19). Para isso, basta acessar um dos canais de consulta do FGTS citados acima e selecionar a opção 'Não Quero Receber'. Dessa forma, a Caixa não irá criar uma conta poupança digital em seu nome e o dinheiro permanece na conta vinculada ao seu FGTS. O trabalhador poderá indicar que não deseja receber o saque emergencial do FGTS até 10 dias antes do início do seu calendário de crédito na conta poupança social digital, para que sua conta FGTS não seja debitada.

A Caixa informa também que caso o trabalhador não recuse o benefício e o crédito seja feito pelo banco o valor retorna à conta do FGTS, sem nenhum prejuízo ao trabalhador, se o dinheiro não for movimentado até o dia 30 de novembro de 2020.

Calendário do FGTS emergencial começa no dia 29

Confira como serão liberados os créditos em conta e também as datas para saques/transferências do FGTS, de acordo com as informações repassadas pela Caixa. O calendário vai seguir o mês de nascimento do beneficiário, sendo:

Mês de nascimento Créditos na conta Disponível para saque e transferência
Janeiro 29 de junho 25 de julho
Fevereiro 6 de julho 8 de agosto
Março 13 de julho 22 de agosto
Abril 20 de julho 5 de setembro
Maio 27 de julho 19 de setembro
Junho 3 de agosto 3 de outubro
Julho 10 de agosto 17 de outubro
Agosto 24 de agosto 17 de outubro
Setembro 31 de agosto 31 de outubro
Outubro 8 de setembro 31 de outubro
Novembro 14 de setembro 14 de novembro
Dezembro 21 de setembro 14 de novembro