Para trabalhadores que moram nas áreas afetadas em Jacuípe (AL) conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, desde o último sábado (25), a Caixa Econômica está disponibilizando o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) por calamidade.

A liberação do FGTS calamidade é decorrente das fortes chuvas na cidade e pode ser solicitada através do aplicativo FGTS.

A solicitação do FGTS para moradores da cidade pode ser feita até o dia 31 de agosto. Contudo, é necessário possuir saldo positivo nas contas do FGTS e não ter realizado saques pelo mesmo motivo antes de 12 meses. O valor máximo do saque é de R$ 6.220,00.

Solicitação FGTS por calamidade

A solicitação é feita de forma fácil e prática através do aplicativo FGTS, na opção "Meus Saques", sem necessitar o deslocamento até uma agência bancária. Após o registro da solicitação, o cidadão deverá indicar uma conta para receber os valores, podendo ser da Caixa, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira, sem nenhum custo.

Até o momento, 122 municípios dos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco e Amapá estão habilitados com o Saque FGTS por motivo de calamidade.

No site da Caixa você confere a lista completa dos municípios afetados e os prazos para a solicitação.

O aplicativo está disponível para Android e iOS, com download gratuito nas plataformas digitais.

Como solicitar o saque FGTS

Para fazer a solicitação do Saque calamidade do FGTS, o trabalhador deverá seguir as seguintes orientações:

  • Baixar o aplicativo FGTS e realizar o cadastro; após, vá na opção "Meus saques" e selecione "Outras situações de saque > Calamidade pública" > acessar a cidade;
  • Depois, deverá encaminhar os seguintes documentos: foto do documento de identidade (ou CNH/passaporte), comprovante de residência em nome do trabalhador que seja de até 120 dias antes da decretação de calamidade. Caso o comprovante de residência não esteja no seu nome, é aceito comprovante em nome do cônjuge ou companheiro. Nessa opção, é preciso enviar a Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável ;
  • Selecione a opção para creditar o valor em conta CAIXA e envie a solicitação;
  • O prazo para retorno da análise é de cinco dias úteis.

Para mais informações sobre o saque calamidade, é possível acessar o site da Caixa ou entrar em contato pelo Fale Conosco da Caixa. O número é 0800 726 0207.