Foram divulgados na noite de quarta-feira de 1º de setembro os gabaritos das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o ENCCEJA 2020/2021. As provas da seleção foram aplicadas pelo INEP no domingo de 29 de agosto em vários estados para os 1.630.046 de inscritos confirmados.
O Encceja faz a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio para quem já passou da idade escolar. O Encceja, assim como o ENEM, não teve edição em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus e teve as provas aplicadas somente agora. Por isso a edição de 2021 ainda permanece como sendo a de 2020.
Gabaritos Encceja
As avaliações ocorreram no domingo de 29 de agosto de 2021 após remarcação do INEP. Dos 1,6 milhão de inscritos, 301 mil buscam a certificação no ensino fundamental e 1,3 milhão tentam o diploma do ensino médio.
Os gabaritos preliminares das provas saíram na noite de quarta, 01/09, e podem ser consultados pelo site do INEP.
No perfil do INEP nas redes sociais o anúncio da data de divulgação do gabarito foi feito logo após a prova:
Se você fez o Encceja 2020, fique atento!
— Inep (@inep_oficial) August 30, 2021
Na próxima quarta-feira, 1º de setembro, o Inep divulgará os gabaritos oficiais e os Cadernos de Questões de todas as provas que foram aplicadas nesta edição.
Para mais informações, acesse: https://t.co/wKHMXbu41M pic.twitter.com/EUZj9shx3G
Não lembra a senha? Veja mais sobre como recuperar a senha e outras formas de acesso pelo gov.br na página do sistema Encceja.
Reaplicação do Exame
O INEP prorrogou ainda o período para pedidos de reaplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As solicitações poderão ser feitas até as 23h59 do dia 4 de setembro, sábado.
A reaplicação será para aqueles que fizeram prova em locais afetados por problemas logísticos ou para quem teve sintomas da Covid na véspera ou no dia do exame e por isso perdeu a prova.
A reaplicação ocorrerá nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade nos dias 13 e 14 de outubro de 2021.
É necessário comprovar a condição que motivou a ausência, assim como o contexto de incidente logístico. Os casos serão analisados individualmente. A regra vale tanto para quem teve sintomas de covid-19 ou de outra doença como coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola ou varicela.
É necessário constar no formulário online o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código da Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional que realizou o diagnóstico, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento precisa ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.
Para incidentes logísticos como falta de energia elétrica que prejudicaram a aplicação do exame, a pessoa deverá descrever o que aconteceu, por meio do Sistema Encceja. O Inep também receberá documentos que comprovem o ocorrido e analisará cada caso.
Quem pode fazer o Encceja?
Para fazer o exame e tentar o certificado do ensino fundamental o candidato deve ter, no mínimo, 15 anos completos na data da prova. Já para tentar o certificado do ensino médio, a idade requerida é 18 anos completos.
O INEP informou que qualquer pessoa fora da idade escolar - mais de 15 anos para ensino fundamental ou 18 anos para o ensino médio - pôde se inscrever, tanto aqueles que estão frequentando ou quem nunca frequentou a escola. O participante teve que escolher, no sistema, as áreas de conhecimento que ainda não obteve a nota mínima em edições anteriores do exame.
É possível obter o certificado em uma única edição, conquistando a nota mínima nas quatro áreas de conhecimento e redação, ou ir acumulando as declarações parciais de proficiência até ter nota em todas as áreas e, assim, pedir o certificado. Os participantes com mais de 18 anos podem obter o diploma do ensino médio, mesmo sem terem concluído o fundamental.
As inscrições no Encceja deste ano foram de 11 a 25 de janeiro pelo site unificado do governo, em acesso.gov.br. A inscrição era gratuita.
O governo pretende unificar todos os serviços digitais de órgãos públicos e é necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços da União.
Quem se inscreveu na edição passada do Exame (2019) mas não compareceu e não justificou a ausência teve ainda que pagar uma multa de R$ 40,00 pelos custos de organização do órgão e impressão de provas.
Os inscritos na edição 2020/2021 passaram por quatro provas objetivas, além da redação. Para a certificação no ensino fundamental, as provas envolveram as seguintes áreas de conhecimento:
- Ciências;
- Matemática;
- Língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), artes, educação física e redação;
- História e geografia.
Já as provas de certificação do ensino médio tiveram conteúdos de:
- Ciências da natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia);
- Matemática e suas tecnologias;
- Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física); e redação;
- Ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Cada uma das provas terá 30 questões de múltipla escolha e a redação valerá 5 pontos.
A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação. Para Língua Estrangeira Moderna, o participante realizará as provas de Inglês e Espanhol, não sendo possível optar por apenas uma delas.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo: