O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrição para quem quer tentar acesso ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para primeiro semestre de 2024. O prazo terminaria na sexta, mas foi prorrogado até esta segunda-feira (18).

O programa de financiamento é para estudantes matriculados em instituições privadas do ensino superior. Os interessados em se candidatar devem realizar a inscrição até antes da meia-noite de hoje, horário oficial de Brasília. A prorrogação do prazo foi anunciada na sexta-feira passada.

É importante destacar que as demais etapas do processo seletivo permanecem inalteradas. Portanto, o resultado será divulgado em 21 de março, e os candidatos pré-selecionados terão o período de 22 a 26 de março para realizar a complementação de sua inscrição.

FIES 2024

Nesta edição, estão participando 1.260 instituições privadas de educação superior, que disponibilizam um total de 67 mil vagas para financiamento através do programa.

Dessas vagas, 50% é reservada para o Fies Social, destinado a indivíduos com renda familiar de até meio salário mínimo e cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Os beneficiários do Fies Social têm a possibilidade de financiar até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição privada de educação superior.

Inscrições Fies 2024

Os candidatos interessados em acessar o Fies 2024 deverão se inscrever, exclusivamente pela internet, por meio do Fies Seleção, disponível para acesso no Portal Acesso Único do MEC, no endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br/fies.

Para acessar o Portal Único, o candidato deve realizar o cadastro no "Login Único" do governo federal e criar uma conta gov.br. Caso já possua uma conta gov.br, é necessário inserir o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha associada a essa conta para fazer login. Essas etapas são fundamentais para garantir a segurança e a identificação correta do candidato durante o processo de inscrição e acompanhamento no portal.

O resultado da pré-seleção na chamada única do Fies será divulgado já na quinta-feira de 21 de março de 2024.

Quem pode participar do Fies 2024?

O Financiamento Estudantil é uma importante oportunidade para estudantes de baixa renda financiarem, sem juros, as mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.

De acordo com a última edição do Fies, para participar, os requisitos básicos incluem alcançar média de 450 pontos no Enem e não zerar a redação, além de apresentar renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Após a conclusão do curso, o pagamento do financiamento pelo Fies é realizado de acordo com a renda do estudante, seguindo um modelo que considera a capacidade financeira do beneficiário. O prazo estimado para quitação do financiamento é de até 14 anos.

Edital do Fies Social

O Ministério da Educação (MEC) publicou a resolução que cria o Fies Social, nova versão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O programa, executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), visa ampliar o acesso ao ensino superior, oferecendo financiamento de até 100% dos encargos educacionais para estudantes de baixa renda cadastrados no CadÚnico, alcançando mais de 100 mil estudantes em 2024.

Além disso, o Fies Social reserva vagas para estudantes de baixa renda, bem como para grupos étnicos e pessoas com deficiência, com o objetivo de promover a inclusão e a equidade no acesso à educação superior.

Cronograma Fies 2024

  • Divulgação do edital: 07/03/2024;
  • Inscrições: 12 a 18/03/2024;
  • Resultado chamada única: 21/03/2024;
  • Prazo para complementar inscrição: 22 a 26/03/2024;
  • Chamadas da lista de espera: 28/03 a 30/04/2024.