Foi divulgado no Diário Oficial da União, por meio do Secretário Especial de Previdência e Trabalho e o Secretário de Previdência, do Ministério da Economia, e o Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, mais um adiamento da reabertura das Agências do INSS no país. Segundo o decreto de 21 de agosto de 2020, o atendimento será retomado no dia 14 de setembro de 2020 de forma gradual - veja o anúncio.

Segundo o Ministério da Economia a decisão de um novo adiamento é resultado do enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19). Aos segurados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiverem necessidade de atendimento, este será feito por meio dos canais de atendimento remoto. O atendimento exclusivo por meio de canais remotos também foi prorrogado até o dia 11 de setembro e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências pelo canal Meu INSS.

A reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

Agências fechadas há 5 meses

As agências do INSS estão fechadas desde o início da pandemia, decretada em março de 2020, e já tiveram adiadas por sete vezes a sua reabertura. A previsão mais recente era de que a reabertura ocorresse hoje, 24 de agosto. No entanto, o órgão adiou mais uma vez para que o atendimento presencial seja retomado com segurança.