O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou o retorno de dois programas sociais que foram suspensos pelo governo federal desde 2019: o Luz para Todos e o Água para Todos. Lula afirmou que a medida faz parte do seu compromisso com a população brasileira de garantir acesso a serviços básicos de qualidade durante uma reunião com ministros no Palácio do Planalto da área produtiva e institucional.

O programa Luz para Todos foi criado em 2003 na primeira gestão de Lula, com o objetivo de levar energia elétrica para regiões rurais que ainda não contavam com o serviço. Desde então, o programa já beneficiou mais de 16 milhões de pessoas. Porém, em 2019, o governo Bolsonaro suspendeu o programa.

Já o programa Água para Todos, também criado durante o governo de Lula, tinha como objetivo levar água potável para as comunidades rurais que ainda não contavam com o serviço. O programa beneficiou mais de 4 milhões de pessoas.

Com o retorno do Água para Todos, milhares de famílias em regiões rurais terão acesso a água potável em suas casas e em suas comunidades. Isso significa mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para milhares de brasileiros em todo o país.

Lula afirmou na última segunda-feira (4), que a medida faz parte do seu compromisso com a população brasileira e com a redução das desigualdades sociais. O presidente também destacou que discorda com as avaliações negativas que preveem o crescimento do país em menos de 1%. Na ocasião, o presidente enfatizou como é importante que a economia micro, pequena e média nas regiões menos desenvolvidas do Brasil cresça.

Nova reunião dos 100 dias de Governo

Houve uma reunião no último mês entre o presidente e os ministros da área de infraestrutura e da área rural, com o intuito de discutir novos planos de investimentos do Governo, substituindo o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Desta forma, nos 100 dias de governo cada pasta apresentará um balanço desta marca. Lula destacou que os programas Água para Todos e o Luz para Todos serão os últimos programas sociais a serem lançados. Na próxima segunda-feira (10), haverá uma reunião com todos os ministros para apresentar o plano de trabalho para os próximos períodos.