Atualmente, mais de 41 milhões de famílias estão cadastradas no Cadastro Único e grande parte delas são beneficiárias de programas sociais do governo. Pensando nisso, o Ministério da Cidadania lançou, em parceira com a Dataprev, um portal de consulta que reúne todas as informações relacionadas aos dados do Cadúnico.

Criado em 2001, o Cadastro Único é uma das principais ferramentas que permitem o acesso dos brasileiros a programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Por isso, manter o cadastro atualizado e as informações corretas é indispensável para que a família não enfrente problemas como bloqueio e cancelamento de benefícios.

Assim, desde o ano passado, o portal de consulta do Cadúnico está de cara nova e a modernização foi executada pela Dataprev, que também foi responsável pela criação do portal de consulta do Auxílio Emergencial. Veja neste post como acessar e consultar as informações do Cadúnico pela Dataprev.

Consultar o Cadastro Único na Dataprev

O novo portal do Cadastro Único - https://cadunico.dataprev.gov.br/portal/ - lançado pela Dataprev está integrado ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), disponibilizando dados de mais de 20 bases federais de dados e mais de 35 bilhões de registros administrativos, como nascimento, óbito, informações atualizadas de renda, vínculos de emprego formal e benefícios do INSS.

Além do portal, a Dataprev também foi responsável por desenvolver o novo app do Cadúnico, que possui mais de 5 milhões de downloads. A última atualização do aplicativo (versão 1.0.35) em 24 de fevereiro de 2023 implementou a opção de desligamento voluntário para as famílias que fizeram o cadastro de forma indevida.

A iniciativa faz parte do processo de Qualificação Cadastral que estará em andamento até o final de 2023 e vai investigar quase 10 milhões de famílias (veja mais abaixo).

Com a atualização do portal, agora as famílias precisam fazer o login com a conta Gov.br para acessar as informações do Cadúnico. Para isso, basta inserir o CPF e senha utilizado para acessar os demais serviços das plataformas do governo federal.
Famílias podem consultar o Cadastro Único no portal da Dataprev. Imagem: Ache Concursos
Famílias podem consultar o Cadastro Único no portal da Dataprev. Imagem: Ache Concursos

O portal do Cadastro Único da Dataprev oferece os seguintes serviços:

Consulta simples - permite que o cidadão acesse as informações resumidas do cadastro da família, como a data de cadastramento, NIS dos integrantes, faixa de renda familiar e última atualização cadastral realizada, entre outros.

Consulta completa - acesso aos dados completos de cada integrante da família, dados de endereço, domicílio e renda, características da família, Responsável Familiar, entre outros.

Comprovante de cadastro - cidadão pode emitir o comprovante de cadastramento para atestar que está inscrito no Cadastro Único.

Atualização cadastral por confirmação - as famílias do Cadúnico devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma mudança nos dados informados, como renda e escolaridade. Porém, se os dados permanecerem iguais e a família for convocada para atualizar as informações é possível fazer a atualização cadastral pelo aplicativo apenas confirmando que o cadastro permanece igual.

Pré-cadastro - as famílias que ainda não fazem parte do Cadastro Único podem dar início ao cadastramento pelo aplicativo com a opção de pré-cadastro. Para isso, o Responsável Familiar deve fornecer os dados solicitados e depois comparecer a um setor responsável para finalizar o cadastramento.

Meus benefícios - as famílias cadastradas podem conferir quais benefícios sociais estão recebendo e acessar outros programas oferecidos pelo governo federal.

Atualização cadastral do Cadúnico: Quem precisa fazer?

O governo federal deu início em março ao processo de Qualificação Cadastral 2023 que vai investigar mais de 10 milhões de cadastros irregulares no Cadúnico. A ação será dividida em três procedimentos: averiguação cadastral de renda, averiguação cadastral unipessoal e revisão cadastral.

A averiguação cadastral de renda (AVERENDA23) vai englobar as famílias que apresentam divergências nas informações de renda declaradas no Cadúnico e em outras bases de dados do governo federal. Caso seja identificado que a família possui renda acima do limite para permanecer no programa Bolsa Família esta terá o pagamento cancelado a partir da folha de março.

Já a averiguação cadastral unipessoal (AVEUNI23) vai investigar mais de 8,2 milhões de cadastros unipessoais - destes 4,9 milhões são do Bolsa Família. As pessoas que se cadastraram como família unipessoal mas na verdade moram com mais integrantes e recebem o benefício duplicado terão o pagamento bloqueado e poderão perder o benefício caso seja constatada irregularidade no cadastro.

Por fim, outras 1,2 milhão de famílias foram incluídas no processo de revisão cadastral (REV23) que vai convocar os beneficiários cujo cadastro foi atualizado pela última vez nos anos de 2016 e 2017. Até o final do ano, o governo pode incluir nesse procedimento as famílias com dados desatualizados até 2020.