Na última quinta-feira (31), o governo enviou o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) referente ao ano de 2024 ao Congresso Nacional. Além do documento estabelecer os gastos planejados para o próximo ano, tem ainda a previsão de abertura de mais de 50.570 posições em concursos públicos, abrangendo diversas áreas de atuação.

É possível localizar a projeção no anexo V do PLOA, que descreve o orçamento destinado à criação de novos cargos e à provisão de vagas para o ano seguinte.

Dentre as 50.570 vagas previstas, 47.227 são destinadas ao provimento de cargos existentes e 3.343 seriam para criação de novos cargos. É importante ressaltar que esse texto ainda precisa ser aprovado pelo Legislativo e posteriormente sancionado pelo Presidente Lula.

Orçamento para concursos em 2024

No Poder Executivo, o orçamento de 4,7 bilhões de reais prevê a criação de 40.752 vagas, sendo 40.555 para o provimento de cargos já existentes e 197 para a criação de novas funções.

O texto não especifica quais carreiras serão contempladas com essas vagas. Os números mencionados representam apenas uma estimativa para a criação ou provisão de novas oportunidades no serviço público, sem constituir uma autorização formal para a realização de novos concursos.

Entretanto, após a aprovação do orçamento, é possível que novos concursos públicos e nomeações estejam mais próximos no ano que vem.

Previsões para concursos em 2024

No Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024, foram previstas diversas vagas em concursos públicos para diferentes órgãos do governo. As previsões estão divididas por poderes da seguinte forma:

  • Poder Executivo: 40.752 vagas (40.555 para provimento e 197 para criação).
  • Poder Judiciário: 8.759 vagas (5.704 para provimento e 3.055 para criação).
  • Poder Legislativo: 570 vagas (todas para provimento).
  • Defensoria Pública da União: 194 vagas (43 para provimento e 91 para criação).
  • Ministério Público da União: 355 vagas (todas para provimento).

É importante destacar que essas vagas são uma previsão orçamentária e não garantem autorização para concursos. O número de vagas pode ser ajustado após aprovação e sanção do orçamento.

Além disso, diversos concursos públicos já foram autorizados este ano, abrangendo mais de 8 mil vagas em diferentes áreas e órgãos do governo.

O Poder Executivo também terá muitas oportunidades em 2024, com mais de 8,3 mil vagas já autorizadas, incluindo concursos do IBGE, Funai e para Auditor Fiscal do Trabalho, entre outros.

Na área legislativa, o Orçamento de 2024 prevê oportunidades na Câmara dos Deputados, Senado Federal e Tribunal de Contas da União (TCU). O destaque atual é o concurso da Câmara dos Deputados, já aberto, que oferece 140 vagas para analistas e consultores legislativos de nível superior. As inscrições estão abertas até 4 de outubro, com taxa de R$95 (exceto para analistas de consultoria, que é R$120). As provas serão realizadas em 3 e 10 de dezembro, dependendo da área escolhida.