Além de escolher entre tantos órgãos públicos da administração direta e indireta, os concurseiros agora estão diante de um cenário nunca visto antes. São mais de 8 mil vagas autorizadas para certames federais, que devem ser abertos em sequência nos próximos meses.

Estamos falando de concursos esperados há muitos anos, tais como o do IBGE e agências reguladoras, além de novidades trazidas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, como o concurso de carreiras transversais (analista).

Nesse sentido, é de extrema importância que o concurseiro faça uma escolha antecipada de quais concursos deseja prestar. Mas como escolher? Nesta matéria, você pode conferir dicas e passar a refletir sobre o assunto. Confira!

Considere seus interesses e habilidades

Assim como no mercado privado, no serviço público os profissionais precisam cumprir desafios e jornadas de trabalho em diversas áreas. Neste caso, os concursos para carreiras de Polícia, Educação e Saúde geralmente são os mais conhecidos, mas há várias outras especialidades, tais como tecnologia da informação (TI), comunicação e até mesmo carreiras musicais.

Dessa forma, o primeiro passo que pode ser dado é a escolha de um concurso que fique perto de sua área de formação, interesse e/ou habilidades. Afinal, depois da prova, você irá trabalhar e prestar serviços à sociedade. E o pior que pode acontecer, em questão de produtividade e saúde mental, é entrar em um órgão que não se alinhe a suas características pessoais.

Concursos federais: saiba onde haverá vagas

É importante estar sempre atualizado e acompanhar as decisões do governo de perto, visto que o concurso começa a tramitar antes mesmo da publicação do edital. Veja o que você precisa ficar sabendo:

  • Coletivas de imprensa;
  • Autorização no Diário Oficial da União - DOU;
  • Formação de comissão organizadora; e
  • Definição de banca examinadora.

- Entre em nossa Comunidade do Telegram para receber notícias de concursos de graça!

Neste momento, é possível mapear as autorizações já feitas e as previsões para os concursos federais. São mais de 40 órgãos com editais perto de serem publicados para diversas carreiras - veja abaixo um resumão:

Governo autorizou outras 2.480 mil vagas para concursos públicos, ultrapassando 8 mil oportunidades previstas, considerando lotes anteriores. - Reprodução/MGI
Governo autorizou outras 2.480 mil vagas para concursos públicos, ultrapassando 8 mil oportunidades previstas, considerando lotes anteriores. - Reprodução/MGI

Lembrando que a maior parte dos concursos federais já estão autorizados por portarias, o que significa que o governo anunciou quais cargos serão contemplados por certames.

Porém, vale mencionar que a maioria dos certames está vindo apenas com oportunidades para candidatos de nível superior, pois o governo tem dado prioridade para carreiras de Analista e Especialista. Há também vagas previstas para Auditor Fiscal e servidores de agências reguladoras de várias áreas. Confira as listas de concursos federais previstos aqui no Ache Concursos!

Pesquise sobre a carreira

Fazendo uma atividade de autoconhecimento e sabendo quais concursos estão no radar, pode ficar mais fácil escolher um concurso para direcionar os estudos. Nesse caso, o ideal é separar um bom tempo para percorrer pelas opções e conhecer as carreiras e os órgãos que sejam mais interessantes para você.

Felizamente, no serviço público, é fácil conhecer as carreiras dos servidores por meio de editais anteriores e portais de transparência. Você vai descobrir os seguintes detalhes: atribuições, requisitos para investidura e salários.

Vale mencionar ainda que a maior parte dos cargos conta com um Plano de Carreira, que pode variar no nome, mas traz todas as informações sobre determinada função, incluindo as regras de promoção. Além disso, há hoje a Tabela de Remuneração dos Servidores Federais que traz a remuneração de todas as carreiras.

Conheça o órgão público

Geralmente ajuda bastante na tomada de decisão o conhecimento sobre a casa. Nesse sentido, busque saber se o órgão possui unidades em sua cidade ou próximas a ela. Em caso de negativa, decida se você está disposto a se mudar para passar a trabalhar lá, caso seja aprovado no concurso.

Quando os editais de concursos saírem, vai ser comum a realização de provas em cidades por todo país, mas a lotação dos servidores aprovados vai depender da atuação do órgão, então é importante se atentar a isso antes de começar a estudar.

Escolha uma área

Escolher um concurso por área também costuma ser bastante eficiente. No caso dos concursos federais, é possível buscar certames previstos em órgãos especializados em vários temas, como vigilância sanitária (Anvisa), mercado financeiro e monetário (Bacen e CVM).

Além disso, pela lista dá para buscar concursos com cargos de áreas específicas, tais como a própria área administrativa (Analista Administrativo), contábil e fiscal.

Vale mencionar que a bagagem de estudos criada na preparação para um concurso de grande porte, como no caso dos certames federais, vai ser de grande valia para o restante da jornada do concurseiro, que estará mais preparado para outros concursos da mesma área.

Estude por editais anteriores

Estudar por editais anteriores também pode ajudar, pois o concurseiro passa a ler e ter contato com matérias geralmente ligadas à atuação do órgão, percebendo se o certame faz sentido ou não em sua vida pessoal.

Ademais, é muito importante começar a estudar antes que o edital seja publicado. O motivo também é bastante simples. A quantidade de conteúdo que um candidato precisará estudar para conseguir bons resultados é enorme, e por isso, quanto antes ele iniciar sua preparação mais chances terá de conseguir cobrir as matérias de forma satisfatória.

Artigos sobre concursos públicos