O ano mal começou, mas para alguns contribuintes já traz boas notícias financeiras. Desde as 10 horas da última quarta-feira (24), a Receita Federal liberou a consulta para o lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de janeiro de 2024.

O crédito bancário está programado para ser efetuado no dia 31 de janeiro, beneficiando um total de 306.224 contribuintes. Surpreendentemente, o valor a ser distribuído atinge a cifra de R$ 800.000.000,00.

Veja os grupos que vão receber a restituição do IRPF em janeiro:

  • 8.613 idosos acima de 80 anos;
  • 67.695 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 6.403 pessoas com alguma deficiência física ou mental;
  • 20.258 profissionais do magistério;
  • 128.138 não possuem prioridade, mas optaram pela declaração pré-preenchida ou restituição via Pix;
  • 75.117 contribuintes não prioritários também serão contemplados.

Consulta da restituição do IR

Para verificar se a restituição está disponível, basta acessar a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

A página oferece orientações claras e os canais de prestação do serviço, permitindo consultas simplificadas ou completas da situação da declaração por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Caso seja identificada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode realizar retificações, corrigindo eventuais equívocos nas informações.

A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, possibilitando a consulta direta nas bases do órgão sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF.

Como receber a restituição do IR?

O pagamento da restituição será efetuado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, podendo ser direto ou através de chave PIX. Caso haja algum impedimento para o crédito, como a desativação da conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil.

Para reagendar o crédito de forma rápida e simples, o contribuinte pode acessar o Portal BB pelo endereço: https://www.bb.com.br/irpf ou entrar em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Restituição não resgatada

Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo de 1 (um) ano, será necessário requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Basta acessar:

  • Menu Declarações e Demonstrativos;
  • Meu Imposto de Renda;
  • Clicar em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".