Ocorreram no último domingo (4) as provas objetivas do concurso público do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª região. O certame tem a finalidade de selecionar 21 candidatos para suprir vagas de Analista e Técnico Judiciário, cargos de nível médio e superior, cujas remunerações previstas são de R$ 4.635,03 e R$ 9.188,20, respectivamente. O certame também vai formar cadastro reserva para preencher futuras vagas que vierem a surgir, e registrou mais de 30 mil inscritos.

Alguns candidatos relataram problemas enfrentados na realização das provas que ocorreram na Faculdade Estácio de Sá, em São Luís-MA. Segundo eles, os ar-condicionados apresentaram defeitos e não funcionaram em algumas salas, o que causou indignação por parte dos participantes.

De acordo com o edital, do total de vagas, 17 são para o cargo de Técnico Judiciário, e as outras 4 são para Analista Judiciário e Oficial de Justiça Avaliador. As inscrições no certame estiveram abertas entre os dias 24 de fevereiro e 18 de março de 2014. Veja o edital do concurso.

Os exames aconteceram no dia 06 de abril na cidade de São Luis/MA e foram compostos de prova objetiva e prova de redação que tiveram 4 horas e meia para serem realizadas. A etapa objetiva constou de 30 questões de conhecimentos gerais, valendo 1 ponto cada e 30 sobre conhecimentos específicos, valendo 2 pontos cada, totalizando um escore total de 90 pontos. Os gabaritos serão divulgados no dia 9 de maio de 2014 pela Fundação Carlos Chagas, organizadora do concurso, e estarão disponíveis para consulta também no portal Gabaritos Concursos.

Veja também: Concursos abertos têm 35 mil vagas

Para serem considerados aprovados os candidatos de nível superior devem atingir a pontuação mínima de 200 pontos e os candidatos de nível médio devem atingir 150 pontos, após usar a fórmula matemática constante no edital de abertura do concurso. A etapa discursiva vale de zero a 100 pontos para todos os cargos, sendo aprovados aqueles que obtiverem pelo menos 50 pontos.

O prazo de interposição de recursos ocorre entre os dias 12 a 13 de maio e os candidatos devem seguir o procedimento descrito no edital. O resultado final do processo seletivo está previsto para sair no dia 10 de outubro de 2014.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região.