Está se preparando para viajar ou então de olho numa folguinha só para descansar mesmo? Então você vai gostar de saber que para muitos brasileiros o mês de novembro vai trazer três feriados.

Dois deles são feriados nacionais, previstos no calendário do Ministério da Economia, e por isso, a folta é garantida para todo o país. E um terceiro é um feriado que abrange vários estados e também alguns municípios fora desses estados.

Estamos falando das celebrações de Finados, Proclamação da República e do Dia da Consciência Negra. Veja abaixo as datas e dias da semana em que cada um deles cai e saiba mais sobre essas datas.

Novembro terá três feriados

Os três feriados confirmados para o mês de novembro são:

  • 02 de novembro - quinta-feira: Dia de Finados
  • 15 de novembro - quarta-feira: Proclamação da República
  • 20 de novembro - segunda-feira: Dia da Consciência Negra (feriado estadual)

Dessa forma, como é possível ver acima, o feriado de 2 de novembro tem a chances de se tornar um feriado prolongado, estendido para a sexta-feira. Além disso, o feriado do dia 20, nas localidades que o comemoram, também vai resultar em um fim de semana mais comprido.

Onde é feriado no dia 20 de novembro?

Os dois primeiros feriados são nacionais, mas você pode estar se perguntando: afinal, onde é oficialmente feriado no dia 20 de novembro?

Os estados que observam o feriado nessa data, são:

  1. Alagoas
  2. Amazonas
  3. Amapá
  4. Mato Grosso
  5. Rio de Janeiro
  6. São Paulo

Além disso, há mais 1260 cidades que também adotam o feriado do Dia da Consciência Negra em 2023, conforme as políticas locais mais recentes.

20 de novembro pode passar a ser nacional

Estabelecido em 2011, pela Lei Federal nº 12.519, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra já é comemorado em vários estados, mas não no Brasil como um todo, porém isso pode mudar em breve.

Está em tramitação no Congresso um projeto que torna a data em um feriado nacional. O autor da proposta - o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) - defende que o projeto seja analisado pela Câmara dos Deputados para homenagear o sacrifício de Zumbi em sua luta contra a escravidão.

No Senado Federal, o projeto já foi aprovado em 2021. Na Câmara dos Deputados, porém, não há ainda previsão de quando a votação vai acontecer.