Foi oficializada recentemente a aprovação de um novo concurso para a Polícia Científica do Paraná (PCPR). O comunicado saiu por meio de documento assinado pelo governador Ratinho Júnior no dia 7 de agosto, em publicação no Diário Oficial Estadual.

O processo seletivo destinará 30 oportunidades para o cargo de Perito oficial, o qual exige formação de nível superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir da categoria "B". O vencimento inicial para essa função corresponde a R$ 9.264,27.

Após a autorização do certame, os passos subsequentes para a instituição envolvem a composição da equipe organizadora, encarregada de elaborar o edital, e o início do procedimento para escolher a instituição responsável por conduzir as avaliações. Somente após a realização destas etapas e a formalização do contrato com a entidade selecionada, será possível determinar a data precisa para o início da seleção.

Publicação oficial do concurso Polícia Científica-PR

DESPACHO DO GOVERNADOR DO ESTADO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA

19.345.500-0/22 -

  1. De acordo com os elementos constantes no PROTOCOLADO nº 19.345.500-0, e considerando a deliberação favorável da Comissão de Política Salarial (mov. 99) AUTORIZO, nos termos do art. 2º, §2º, do Decreto nº 10.313/2022, a abertura
    de concurso público visando o provimento de 30 (trinta) vagas para o cargo de Perito Oficial do Quadro Próprio dos Peritos Oficiais do Estado do Paraná - QPPO.
  2. A autorização supra avalizou a questão do mérito administrativo (conveniência e
    oportunidade com base nas peças informativas encartadas no protocolo. A análise das questões financeiras e orçamentárias, assim como demais elementos técnicos é de competência do Titular do Órgão solicitante.
  3. PUBLIQUE-SE. EM 07/08/2023. (Enc. Proc. à SESP).

Último concurso ocorreu em 2017

Em 2017, realizou-se o mais recente concurso para ingresso na Polícia Científica do Paraná (PCPR), quando foram disponibilizadas 54 oportunidades para os cargos de perito oficial e auxiliar de perícia oficial. A responsabilidade pela organização do certame coube ao Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

A fase da prova objetiva compreendeu 90 questões distribuídas da seguinte maneira:

  • Conhecimentos Gerais: 35 questões
  • Conhecimentos Específicos: 55 questões

No âmbito dos conhecimentos gerais, os tópicos abordados abrangeram:

  • Língua Portuguesa
  • Noções Básicas de Direito Penal e Processual Penal
  • Noções Básicas de Direito Administrativo
  • Legislação
  • Noções de Medicina Legal

Ademais, o processo seletivo incorporou outras etapas, a saber:

  • Prova Dissertativa
  • Análise de Títulos
  • Avaliação Psicológica

Confira como foi:

Total de Vagas

54

Início inscrições

17/01/2017

Fim Inscrições

01/03/2017

Salários até

R$ 9.264,57