Já estão disponíveis para alguns grupos os empréstimos via app Caixa Tem. A Caixa Econômica Federal lançou na segunda-feira (27) o programa Crédito Caixa Tem, iniciativa de microcrédito que vai liberar a contratação de pequenos empréstimos entre R$ 300 e R$ 1.000 por meio do aplicativo sem a necessidade de ir até uma agência.

A solicitação dos empréstimos por meio do app será liberada de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos clientes no cadastro do CAIXA Tem. Até o dia 18 de outubro, apenas nascidos em janeiro e fevereiro terão acesso ao benefício. A liberação depende ainda da Caixa, que pode barrar o dinheiro para quem está negativado.

A taxa de juros do empréstimo será de 3,99% ao mês com prazo de 24 meses para pagar. O governo federal estima que cerca de 100 milhões de brasileiros que têm conta poupança digital no aplicativo poderão ter acesso aos valores.

O presidente do Banco, Pedro Guimarães, disse que o Crédito Caixa Tem vai ajudar os brasileiros mais necessitados e ainda fomentar pequenos negócios. Serão duas modalidades de empréstimo:

  • Crédito CAIXA Tem Pessoal - Empréstimo com destinação livre para o que o cliente necessitar;
  • Crédito CAIXA Tem para o Seu Negócio - Empréstimo para investimento produtivo orientado para despesas do negócio, como pagamento de fornecedores, contas de água, luz, internet, aluguel, etc.

A taxa de juros e o prazo de pagamento é o mesmo para os dois tipos de empréstimo.

Para ordenar a liberação dos créditos a Caixa divulgou uma calendário que segue até o fim de dezembro de 2021. Contudo, o presidente da Caixa informou que o Crédito Caixa Tem não estará disponível para os brasileiros que recebem o Bolsa Família, pois estes não têm condições de pagar os valores contratados.

Crédito Caixa Tem: calendário

A partir de agora, os nascidos em janeiro e fevereiro já podem fazer a solicitação de empréstimo diretamente no Caixa Tem.

IMPORTANTE: Antes de pedir o microcrédito, o usuário do aplicativo deverá fazer uma atualização cadastral do Caixa Tem. Após realizar a atualização do Caixa Tem, a conta do cliente deixará ser uma poupança social digital e passará a ser uma Conta Poupança Digital+.

A Caixa divulgou um calendário de atualização do app Caixa Tem para liberação do empréstimo de acordo com o mês de nascimento dos clientes. Veja abaixo o calendário de disponibilização da atualização e liberação do crédito pelo app:

Calendário de atualização do Caixa Tem
Nascidos em janeiro e fevereiro a partir de 27 de setembro
Nascidos em março e abril a partir de 18 de outubro
Nascidos em maio e junho a partir de 8 de novembro
Nascidos em julho e agosto a partir de 29 de novembro
Nascidos em setembro e outubro a partir de 13 de dezembro
Nascidos em novembro e dezembro a partir de 27 de dezembro

Para atualizar o cadastro no Caixa Tem o usuário deve abrir o aplicativo e selecionar a opção "Atualize seu cadastro". Então, basta preencher o documento de identidade e fazer uma selfie para comprovar a identidade do titular da conta. Após a conclusão, a Caixa irá avaliar o cadastro do cliente no prazo de até 10 dias.

Após realizar a atualização do Caixa Tem, a conta do cliente aprovado passará a ser uma Conta Poupança Digital+. A Poupança Digital+ permanecerá gratuita e contará com um limite maior para movimentação, cartão de débito virtual para compras em sites da internet ou cadastrar em aplicativos de entregas, transporte, música e vídeos, além de poder ser usado em supermercados e comércios em geral.

O valor solicitado pelo Caixa Tem será creditado exclusivamente na Poupança Digital+ do cliente e o dinheiro poderá ser movimentado por meio do aplicativo. As parcelas de pagamento do microcrédito também serão debitadas diretamente da conta digital.