O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) sofreu alterações nas datas de aplicação das provas digitais. Isso porque o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu adiar para os dias 22 e 29 de novembro após uma ação civil pública movida pela Defensoria Pública da União que determinou que o calendário do Enem se adequasse à realidade do atual ano letivo. Ainda assim, as datas da prova impressa continuam previstas para os dias 1º e 8 de novembro.

A informação sobre o adiamento foi confirmada pela Agência Senado, quando senadores discutiram o tema nesta quinta-feira, 23 de abril.

A senadora Daniella Ribeiro declarou que os estudantes que não têm acesso à internet serão profundamente prejudicados. Ela fez uma analogia com os senadores, que estão se reunindo virtualmente.

— Olhem a dificuldade que muitas vezes nós temos, inclusive, ao fazer determinadas votações por via remota. No nosso país, cerca de 30% da população não tem acesso à internet, enquanto 40% vivem na zona rural. Como é que esses jovens, que já estão prejudicados porque não estão tendo aulas, vão poder fazer o Enem? — questionou.

Outra mudança foi realizada também nas regras de concessão de gratuidade na taxa da inscrição da prova. De acordo com o Inep, terá sua isenção garantida no ato de inscrição, mesmo sem o pedido formal, o participante que preencha um dos requisitos:

  • esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2020, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; ou
  • tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, conforme art. 1º, parágrafo único, incisos I e II, da Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013; ou
  • declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, nos termos do art. 4º do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Foram definidas ainda novas cidades de aplicação das provas do Enem Digital, agora contemplando os 27 estados do país. Para conferir a lista de cidades clique aqui.

Como fazer inscrição no Enem?

As inscrições no Enem 2020 estarão abertas a partir do dia 11 de maio até o dia 22 de maio (horário de Brasília-DF), na Página do Participante no site oficial do exame. O valor da taxa de inscrição será de R$ 85,00 e esta deverá ser paga até o dia 28 de maio de 2020, respeitados os horários de compensação bancária.

O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção. Lembrando:

  • A versão digital do ENEM ocorrerá nos dias 22 e 29 de novembro
  • O Enem impresso será aplicado em 1º e 8 de novembro.

Qual a diferença das versões impressa e digital

Na prática, os exames tanto físico quanto digital, serão bastante similares. Conforme os editais, as áreas de conhecimentos são as mesmas. Por mais que pareça obvio, também é importante reforçar que a validade dos exames é a mesma, seja ele feito no papel ou pelo computador. Uma das principais diferenças, no entanto, é que os "treineiros" não poderão participar - pelo menos no piloto - da versão digital. Conforme o edital específico, o exame online terá apenas 100 mil vagas e será direcionado exclusivamente aos concluintes de 2020 ou quem já tenha finalizado ensino médio.

Entre as semelhanças, os estudantes precisam ficar atentos à aplicação das provas: mesmo em datas diferentes, os exames são realizados em um local específico, não de escolha do participante. Ou seja, não será possível fazer a versão digital do Enem no computador próprio. A data de aplicação das provas também será diferente.

O que cai na prova do Enem?

O Enem 2020 será composto por quatro provas objetivas e uma de redação em Língua Portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha e avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação),
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia),
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
  • Matemática e suas Tecnologias (Matemática).

Enem 1º dia - serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

Enem 2º dia - serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.