O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou os gabaritos das provas do edital do concurso público aberto para o cargo de Oficial de Chancelaria do Serviço Exterior Brasileiro.

Com 50 vagas e a formação de um cadastro de reserva, o certame atraiu a atenção de 9.445 inscritos, sendo 194 concorrendo às vagas para pessoas com deficiência e outros 1.510 para vagas de cotas afrodescendentes.

As provas ocorreram neste domingo, 10. São 37 vagas abertas de ampla concorrência, 3 reservadas a candidatos com deficiência e 10 destinadas aos candidatos negros. A realização do concurso foi do Cebraspe.

Créditos: Divulgação/Cebraspe
Créditos: Divulgação/Cebraspe

Requisitos e remuneração

Os pré-requisitos para ingressar no cargo incluem possuir curso superior em qualquer área de formação, nacionalidade brasileira ou portuguesa, estar em dia com obrigações militares (para candidatos masculinos), bem como regular com as obrigações eleitorais, entre outros critérios.

O cargo oferece uma remuneração de R$ 10.169,77, por uma jornada de 40 horas semanais, além de benefícios como auxílio alimentação e auxílio saúde.

Provas concurso MRE

O processo seletivo é composto por três etapas:

  • Prova Objetiva: Avaliação eliminatória e classificatória;
  • Prova Discursiva: Etapa eliminatória e classificatória;
  • Curso de Formação: Avaliação eliminatória e classificatória.

A prova objetiva ocorreu no último domingo, dia 10 de dezembro e abrangeu conhecimentos gerais e específicos, incluindo temas como língua portuguesa, língua inglesa, licitações, contratos, contabilidade, direito internacional público, administração pública e informática.

Gabaritos e resultados

Os gabaritos oficiais preliminares das questões objetivas foram divulgados no site do Cebraspe (https://www.cebraspe.org.br/concursos/mre_23) às 10h desta terça-feira, 12 de dezembro. Os recursos em relação às questões e aos gabaritos preliminares podem ser interpostos entre 13 e 14 de dezembro de 2023.

Os resultados das provas serão publicados em 10 de janeiro de 2024.

A prova discursiva, avaliada em 40 pontos, abrangeu duas questões sobre língua portuguesa e língua inglesa.

Os aprovados no concurso dentro do número de vagas passarão ainda por curso de formação, com 40 horas presenciais, com temas sobre patrimônio e inventário, assuntos consulares, privilégios e imunidades, licitações no exterior e contabilidade nos postos. Esta fase será conduzida em Brasília-DF, com detalhes a serem divulgados no edital de convocação.

Os gabaritos oficiais definitivos serão divulgados em 10 de janeiro de 2024, juntamente com o resultado final na prova objetiva e o resultado provisório na prova discursiva.

O concurso terá uma validade de dois anos, prorrogável por um período igual, a critério do Ministério das Relações Exteriores.