Saíram os gabaritos da PMMG! No último domingo de 15 de agosto, os mais de 72 mil candidatos inscritos foram convocados a realizar a primeira etapa do concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais. O certame busca o preenchimento de 1.653 vagas no Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças da Polícia Militar (CFSd-QPPM/2022).

14/06/2021
14/07/2021
15/08/2021
R$ 3.962,23
1.653
16/08/2021
Anexos

Do total das vagas, 1.484 são para homens e 169 para mulheres que serão lotados na capital Belo Horizonte-MG e em cidades do interior do estado. Durante o período do curso, o Soldado 2ª Classe fará jus à remuneração de R$ 3.962,23, além de abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor. O concurso teve demanda acima de 36 candidatos por vaga para homens e de 112 candidatas por vaga para mulheres - veja a concorrência.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, contaram com 40 questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 60% do total de pontos.

A prova aplicada teve 10 questões de língua portuguesa, incluindo estudo e interpretação de texto; 06 questões de direito penal; 06 questões de direito constitucional; 06 questões de direito penal militar; 04 questões de estatística; 04 questões de direitos humanos e 04 questões de legislação extravagante.

A etapa teve duração de 3 horas e ocorreu das 8h30 às 11h30 nos municípios de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas. O concurso é regido pelo edital 06/2021.

Gabarito da prova da PM-MG

Os gabaritos preliminares das provas objetivas foram divulgados no fim da segunda-feira de 16 de agosto pela Corporação - veja os gabaritos.

Os demais documentos acerca do concurso podem ser conferidos ainda por meio do site do Centro de Recrutamento e Seleção - CRS da PMMG.

Segundo o cronograma do concurso, no dia 22 de setembro sairá o resultado da 1ª fase e a convocação para a 2ª fase do concurso.

O resultado final e a convocação para exames admissionais está previsto para 13/12/21, com divulgação na página do CRS na Internet e no Diário Oficial do estado de Minas Gerais.

Segunda fase do concurso PMMG

Haverá, para os candidatos aprovados na primeira fase, Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório. Estas avaliações poderão ser realizadas em Belo Horizonte ou outras cidades da Região Metropolitana, por clínicas psicológicas credenciadas e supervisionadas pela PMMG, as quais serão divulgadas aos candidatos no ato da convocação para a realização dos exames.

A Avaliação Física Militar (AFM) será composta de Avaliação Médica (AM)/Controle Fisiológico (CF) e do Teste de Capacitação Física (TCF). No dia do Teste de Capacitação Física (TCF), o candidato convocado deverá apresentar à comissão, a Avaliação Médica (AM)/ Controle Fisiológico (CF), com data de até 30 dias de antecedência do TCF, atestando que está apto para realização do TCF, explicitando que poderá realizar todas as provas abaixo elencadas.

O Teste de Capacitação Física (TCF) terá caráter eliminatório e classificatório, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% de rendimento em cada teste para aprovação. A pontuação obtida pelo candidato no TCF corresponderá ao somatório de sua nota em cada prova, cujo valor máximo será de 60 pontos. O TCF terá os seguintes exercícios:

  • Força Muscular de Abdômen (Abdominal Remador);
  • Força muscular dos membros superiores;
  • Masculino: Barra Fixa - Flexão Dinâmica;
  • Feminino: Barra Fixa - Flexão Estática;
  • Resistência Aeróbica - Corrida de 2.400 metros

Os índices mínimos exigidos em cada teste podem ser conferidos a partir da página 22 do edital 06/2021. Os candidatos aprovados no concurso e classificados dentro do número de vagas previsto serão submetidos aos exames de saúde admissionais. Os exames de saúde admissionais compreendem: exames preliminares, exames complementares e exame toxicológico.

Caberá recurso, devidamente fundamentado, no prazo de dois dias úteis, a contar do dia da publicação do objeto de recurso.

Curso de Formação

Será matriculado no CFSd o candidato que tiver sido aprovado e classificado dentro do limite das vagas previsto, for aprovado nos exames médicos admissionais, preencher os requisitos exigidos no edital e apresentar, na data a ser divulgada pela EFSd ou Cia ET, os seguintes documentos especificados no edital do concurso.

O resultado final e convocação para exames admissionais do concurso público será na data provável de 13 de dezembro de 2021, através do site da organizadora.

O concurso público terá validade de um ano, podendo ser prorrogado ainda uma única vez e por igual período.

Anexos