Ao começar os estudos para concursos, muitos devem se perguntar a mesma questão: qual o melhor horário para estudar? Estudar durante o dia ou durante a noite? Qual turno apresenta mais benefícios para o processo de aprendizagem ou memorização?

Na verdade, cientificamente, não há uma resposta concreta sobre essa pergunta, pois cada pessoa possui seu ritmo biológico próprio, isto é, cada pessoa será diferente quanto ao melhor momento para os seus estudos. Há pessoas que possuem maior produtividade e concentração pela manhã, outras pela noite. Isso é fato.

Embora há explicações mais técnicas sobre as vantagens e desvantagens para os estudos em cada turno, cada pessoa deve optar pela alternativa conforme os seus próprios hábitos, conforme os processos do seu corpo e mente. Não é preciso muito esforço para chegar a essa conclusão, ou seja, saber qual é o melhor período para investir no seu estudo de acordo com as próprias possibilidades.

De acordo com pesquisas recentes realizadas com o público concurseiro, 53% dos candidatos preferem estudar à noite ou de madrugada e 47% preferem estudar pela manhã ou período vespertino. Porém, dados à parte, não adianta forçar algo que não será natural só por que é o que a maioria faz. Diversos quesitos devem ser levados em conta, seja em relação ao ritmo biológico de cada um, seja em relação à rotina (trabalho em turno integral, cursinhos, outras atividades paralelas, etc.).

Quanto às preferências, os que dizem optar por estudar à noite ou na madrugada afirmam que há mais tranquilidade e silêncio. Já quem opta por estudar durante o dia, alega que há mais produtividade e disposição, além da luz do dia facilitar as leituras. Seja durante o dia ou durante à noite, há vantagens e desvantagens em cada turno. Confira:

Durante o dia

Uma grande vantagem de estudar durante o dia é que, após uma noite de sono, a tendência é que haja mais energia e foco, pois o cérebro está "fresquinho" e apto a novas memorizações. Além disso, a iluminação natural do dia favorece a leitura, proporcionando maior conforto para os olhos.

Outra vantagem é que, durante o dia, as pessoas estão disponíveis, portanto se houver a necessidade de tirar dúvidas e fazer questionamentos, será mais fácil encontrar professores, colegas, outros concurseiros, etc.

Uma grande desvantagem, por outro lado, é que durante o dia há muito mais distrações e barulhos, seja da casa ou da cidade. E, para quem trabalha, os estudos durante o dia ficam prejudicados e, até, impossibilitados.

Durante a noite

Conforme as pesquisas, a maioria dos estudantes prefere os estudos à noite. E a grande vantagem que o turno oferece é que, durante a noite, há mais tranquilidade e silêncio, principalmente das atividades da cidade.

Embora não seja bom para a visão como durante o dia, o que se torna uma desvantagem, estudar durante a noite facilita a criatividade e a retenção de conteúdos. Outra desvantagem, também, é que estudar durante a noite vai deixando o cérebro com mais atividade, dificultando o sono e, consequentemente, prejudicando uma noite bem dormida, causando cansaço no dia seguinte.

As melhores e piores horas para estudar

Outro quesito a ser levado em conta no momento de encontrar o melhor momento para estudar é se a pessoa dorme 5 ou 8 horas por noite. A duração do sono influencia diretamente nas atividades cerebrais, tendo variações significativas dependendo do período do dia.

Para quem dorme 5 horas por dia, o melhor horário para estudar é das 09h às 12h ou das 14h às 18h. Já das 19h às 21h é um ótimo momento para revisão da matéria. Em outros horários, o cérebro apresenta atividade mais lenta, principalmente no período do meio dia, quando a capacidade de concentração fica comprometida. Já para quem dorme durante 8 horas, o melhor período para estudo é das 08h às 12h, que é quando o corpo libera hormônios, como cortisol e os da tireoide, que estimulam a atividade dos neurônios, sendo um período valioso para assimilação de novas informações. O corpo volta a estar em plena capacidade das 14h às 18h. Os demais períodos são melhores para descanso.

Independente de qual o melhor horário para estudar, se de dia ou à noite, o importante é o candidato se conhecer, saber quais são suas potencialidades e seus limites e respeitá-los. Além disso, com um bom e completo cronograma de estudos, planejando os momentos do dia e em quais deles haverá dedicação aos estudos, qualquer período de leitura e aprendizagem será bem aproveitado.